AEROPORTOS

Retomada de aeroportos do interior impulsiona o turismo de SP

Estratégico para o desenvolvimento do turismo de São Paulo, o aeroporto Prof. Urbano Stumpf, de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, deu início dia 27 às operações comerciais com um voo inaugural que partiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 21h55, e chegou em São José, às 23h. O voo teve a presença do vice-governador, Felício Ramuth; do secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena; do prefeito de São José dos Campos, Anderson Faria e outras autoridades.  

O avanço da conectividade aérea no Estado de São Paulo é um compromisso do Governo Tarcísio de Freitas desde o início da gestão. Um de seus primeiros decretos (nº 67.441), publicado no dia 10 de janeiro de 2023, manteve a redução da alíquota de ICMS em 12% nas operações com querosene de aviação. Como contrapartida, as empresas aéreas assumiram o compromisso de aumentar número de voos em destinos paulistas, colocar em operação novos aeroportos regionais e aderir ao programa de stopover.  

Das três metas assumidas, duas delas já foram superadas. A primeira: o acréscimo de 840 frequências semanais até dezembro de 2024, para além das 4.200 aferidas em julho de 2019. Atualmente, o Estado conta com 5.042 frequências semanais. São Paulo também avança com o programa stopover, permitindo que passageiros em voos com conexão por SP tenham a possibilidade de permanecer até três dias em destinos paulistas, sem custo adicional. As três grandes aéreas que operam em SP: Gol, Latam e Azul já aderiram ao programa. 

O terceiro compromisso é operar quatro novos aeroportos regionais com voos comerciais até novembro deste ano. São José dos Campos será o primeiro, restando mais três.  “Estamos começando com um polo estratégico para o turismo de SP, especialmente pela proximidade de destinos consolidados como o Vale do Paraíba e Litoral Norte”, afirma o secretário Lucena. “Significa que aumentamos a conectividade do restante do país com a Rota da Fé, incluindo Aparecida, e com a região de serras, em municípios de grande apelo como Campos do Jordão”, disse Lucena.  

O voo inaugural da Gol unindo São José dos Campos ao Rio de Janeiro terá três frequências semanais diretas, de ida e volta. A SJK Airport, concessionária do aeroporto, preparou um evento para cerca de 200 convidados no saguão do terminal, a partir das 21h30, para marcar a retomada da operação comercial de passageiros. Ao pousar, a aeronave será “batizada” com jatos de água de reuso pelo Corpo de Bombeiros. O ritual é uma tradição mundial na aviação usada para festejar uma nova rota.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Aeroporto Salgado Filho retoma voos internacionais

Depois de retomar 100% das operações domésticas na última segunda-feira, 16, o aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho,…
AEROPORTOS

Workshop internacional planeja o crescimento sustentável do tráfego aéreo até 2050

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoveu, essa semana, o Workshop sobre Previsões de Tráfego Aéreo de Longo Prazo…
AEROPORTOS

Anac intensifica fiscalização em aeroportos durante a alta temporada

Com a chegada da alta temporada de viagens, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensifica a fiscalização para melhorar os…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :