A United ativou um filtro de pesquisa que permite aos passageiros encontrar voos nos quais suas cadeiras de rodas possam ser transportadas com segurança no porão de carga.
A companhia aérea também irá agora reembolsar os clientes pelos aumentos de tarifas em voos alternativos necessários para acomodar a sua cadeira de rodas – uma novidade na indústria aérea dos EUA.
Tanto o filtro de pesquisa quanto a política de reembolso foram introduzidos como parte de uma resolução de reclamação que a United celebrou com o Departamento de Transportes em setembro. A United anunciou na época que a ferramenta de busca seria lançada no início deste ano.
O filtro está no United.com e no aplicativo United. Os folhetos podem indicar que viajarão com cadeira de rodas e inserir as dimensões e o tipo da cadeira. A tela de resultados da pesquisa será então atualizada para mostrar se a cadeira cabe perfeitamente na porta de carga da aeronave.
As companhias aéreas dos EUA danificam cadeiras de rodas numa proporção muito maior do que danificam bagagens, em parte porque algumas cadeiras não passam pela porta de carga na posição vertical ou não podem ser fixadas nos porões de carga.
No ano passado, os voos da marca United transportaram mais de 200.000 cadeiras de rodas despachadas, registando uma taxa de danos ou extravios de 1,24%, o que foi aproximadamente o dobro da taxa de bagagem extraviada, mostram as estatísticas do DOT.