FPM tem aumento 4,05%
O mês de abril começa muito bem para os municípios com um aumento de 4,05% da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No total foram depositados ontem nas contas das prefeitura R$ 5,6 bilhões. Isto é fruto da arrecadação recorde realizada em março pelo Governo Federal.
Ano 2024 já é 13% positivo no FPM
O governo federal já repassou mais de R$ 46 bilhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) desde o início de 2024. O valor repassado a municípios representa um aumento de quase 13% a mais, na comparação com o mesmo período do ano passado (entre janeiro e os primeiros dias de março).
Recorde dos últimos três anos
Se comparado ao mesmo período em 2022, o aumento no repasse de FPM representa quase o dobro: 22% a mais. Para o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha, os valores repassados demonstram o compromisso do governo do presidente Lula com o Pacto Federativo, e com o compromisso assumido com estados e municípios.
Batalha
O governador Paulo Dantas, ao lado do prefeito de Batalha, Wagney Dantas, inauguraram a implantação da passagem molhada sobre o rio Ipanema, dando acesso a 12 povoados da região, que juntos reúnem uma população de mais de 10 mil pessoas. A passagem tem uma extensão de 205 metros, com 9 metros de largura, resolvendo de uma vez o problema de escoamento de água pluvial na via.
JHC sem Cunha
Nos bastidores já é quase oficial a decisão do prefeito JHC em não mais desejar o senador Rodrigo Cunha como seu vice nas eleições deste ano. Uma fonte ligada ao prefeito disse que o prefeito já teria escolhido o nome de Luiz Romero Farias como seu vice, por indicação do deputado Arthur Lira.
Cunha sem voto
Segundo a mesma fonte, na avaliação do prefeito JHC, Cunha não agrega votos para sua reeleição, diante a rasa atuação que tem no Senado. Arthur Lira, comungaria da mesma avaliação e que Cunha não representa uma ameaça na disputa pelo Senado, para ele.
Iluminação pública em Arapiraca
O valor da taxa de iluminação pública cobrada em Arapiraca está assustado aos consumidores. Em alguns casos chega a 30% do valor da conta de consumo de energia elétrica. Os recursos arrecadados com esta taxa vão para os cofres da Prefeitura.
Dinheiro vai para prefeitura
Os consumidores que reclamam do valor cobrado, precisam saber que o dinheiro arrecadado pela iluminação pública é da prefeitura e que cabe ao município manter a cidade iluminada. Moradores do Jardim das Paineiras reclamam da deficiência no local.