Ainda este ano, a partir de outubro, a malha aérea do estado de Rondônia passará a contar com mais opções no transporte aéreo, o que significa maior conectividade com o restante do país. A Azul Linhas Aéreas anunciou as operações ao lado da ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e de representantes da bancada federal do estado.
As novidades fazem parte dos esforços do governo federal, por intermédio do Ministério do Turismo, junto às companhias aéreas e ao Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do programa Conheça o Brasil Voando. Com os voos, a capital Porto Velho (RO) terá mais opções de ligação com Rio Branco (AC), além do aumento da frequência com Belo Horizonte (MG), que passará a contar com opções duas vezes por dia.
A ministra substituta, Ana Carla Lopes, falou da importância dessa ação. “No final do ano passado, junto com o Ministério de Portos e Aeroportos, assinamos o Conheça o Brasil Voando, e hoje, estarmos aqui lançando mais um voo, é atingir uma meta”, comemorou.
“O governo federal assumiu o compromisso de ampliar a malha aérea da região e temos trabalhado em outros destinos a partir do segundo semestre, porque sabemos a importância da aviação para o povo brasileiro”, declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A rota entre Porto Velho, Rio Branco e Belo Horizonte será operada por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 clientes. Haverá duas decolagens diárias ligando as três capitais: uma na rota entre Belo Horizonte e Porto Velho, outra entre Rio Branco e Belo Horizonte, e uma terceira no trajeto inverso.
Fábio Campos, vice-presidente Institucional da Azul, enfatizou que a companhia sempre viu a região como estratégica para receber investimentos de voos. “Estamos empenhados em encontrar soluções para ampliar a presença em Rondônia, oferecer serviços de qualidade e conectar os moradores”, explicou.
“É um momento para comemorar. Só nós, que somos do Norte, sabemos como mais voos e mais conectividade são importantes. Ter mais esse voo para Rondônia é uma sensação de não apenas gerar mais empregos, mas também de proporcionar mais inclusão e cidadania, uma maior sensação de pertencimento à Nação”, finalizou a ministra.
A capital do estado de Rondônia possui um rico roteiro cultural para explorar a cidade. Os pontos turísticos de Porto Velho têm uma relação intrínseca com a história da criação do município e a evolução da região ao longo do tempo.
Alguns exemplos são a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construída no início do século XX para superar as corredeiras do rio Madeira e facilitar o transporte de borracha da região amazônica; o Palácio Presidente Vargas, edifício histórico que serviu como sede do governo federal durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; a Catedral Sagrado Coração de Jesus, um marco arquitetônico da cidade, construída durante o período áureo da borracha, entre outros.
Estímulo
Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a viajar pelo país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor.
As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo e o “Conheça o Brasil Cívico”, que tem como foco incentivar estudantes, professores e pesquisadores a conhecerem destinos que os conectem com a essência e a diversidade nacional.