CIA AÉREAS

Aéreas dos EUA fazem lobby para restringir companhias chinesas

Citando o que consideram um campo de concorrência desigual, as companhias aéreas dos EUA e os sindicatos da indústria aérea pediram à administração Biden que se abstivesse de novos aumentos no número de voos que as transportadoras chinesas estão autorizadas a operar para os EUA.

“A relação anticompetitiva entre os dois países é destacada pela vantagem que as companhias aéreas chinesas recebem ao continuarem a aceder ao espaço aéreo russo, enquanto as transportadoras norte-americanas pararam de voar através do espaço aéreo russo no início da invasão da Ucrânia pela Rússia em março de 2022”, disse o grupo comercial Airlines for America. (A4A), acompanhada por sindicatos que representam pilotos e comissários de bordo, escreveu uma carta ao secretário do DOT, Pete Buttigieg, e ao secretário de Estado, Anthony Blinken.

Em fevereiro, o DOT anunciou que o limite de voos dos EUA para as transportadoras chinesas aumentaria em 31 de março para 50 viagens de ida e volta por semana, acima do limite anterior de 35 por semana.

As companhias aéreas chinesas estão programadas para realizar um total de 200 viagens de ida e volta aos EUA este mês, de acordo com os dados de horários de voos da Cirium, mas as companhias aéreas dos EUA não seguiram o exemplo. Eles estão programados para realizar 143 viagens de ida e volta em abril.

O aumento do limite máximo de 31 de março foi um de uma série de aumentos no ano passado, que resultou em companhias aéreas voando quatro vezes mais frequências EUA-China neste mês de abril em comparação com o ano anterior. Ainda assim, o nível de frequência é apenas um quarto do que era em Abril de 2019, ao abrigo do acordo de viagens aéreas EUA-China que terminou efectivamente durante a pandemia.

Na sua carta, as companhias aéreas e os sindicatos dos EUA escreveram que sobrevoar o espaço aéreo russo não é a sua única preocupação.

“Mesmo para os voos que não operam através do espaço aéreo russo, ainda há uma desvantagem competitiva, com as companhias aéreas chinesas desfrutando de certas proteções decorrentes das relações das companhias aéreas chinesas com o seu governo. Isto permite que as companhias aéreas chinesas operem independentemente das condições padrão do mercado”, escreveram.

A posição das companhias aéreas dos EUA ganhou pelo menos algum apoio no Congresso.

“Se o mercado de transporte de passageiros EUA-China se expandir sem que o governo dos EUA resolva estas questões significativas, os trabalhadores da aviação, viajantes e companhias aéreas dos EUA pagarão um preço elevado”, tuitou o democrata de Illinois, Raja Krishnamoorthi.

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

Azul se torna a companhia aérea oficial do FC Series

A Azul Linhas Aéreas informa que será a companhia aérea oficial do FC Series, um dos principais eventos de pré-temporada…
CIA AÉREAS

PROMOÇÃO TAP: PASSAGENS A PARTIR DE R$ 3.500,00 PARA EUROPA COM IDA E VOLTA

Nesta Black Friday a TAP propõe uma Black FLYday especial aos seus Clientes. A campanha tem voos ida-e-volta para a…
CIA AÉREAS

TAP lucra 117,8 milhões de euros no terceiro trimestre

A TAP alcançou no terceiro trimestre de 2024 (3T24) um resultado líquido de EUR 117,8 milhões, uma diminuição de EUR…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :