DESTINOS

Expansão do aeroporto impulsiona ofertas de cruzeiros na Groenlândia

Uma expansão do aeroporto prevista para ser concluída este ano em Nuuk, capital da Groenlândia, está impulsionando novos itinerários de expedição em 2025 para Viking , Silversea e HX , anteriormente conhecidas como Expedições Hurtigruten.

Embora navios de expedição e oceânicos façam escala em Nuuk quase diariamente durante o verão, espera-se que a pista mais longa e o novo terminal do aeroporto sejam inaugurados no final de novembro, proporcionando mais opções de transporte aéreo para a Groenlândia.

A Icelandair disse que oferecerá serviço para Nuuk a partir da capital islandesa, Reykjavik, e a Air Greenland oferecerá serviço a partir de Copenhague, de acordo com dados de horários de voos da Cirium. As autoridades esperam eventualmente oferecer serviços nos EUA também.

O desenvolvimento está ajudando a transformar a cidade na costa oeste da Groenlândia em um ponto de partida estratégico para expedições de ida e volta e de mandíbula aberta, em vez de se originar na vizinha Reykjavik.
A Viking está oferecendo quatro novos cruzeiros saindo de Nuuk no Viking Octantis no próximo ano, variando de 13 a 27 dias e explorando o pólo norte da Groenlândia e do Canadá. Em todas essas viagens, Nuuk servirá como ponto de embarque, desembarque ou ambos.

O Viking’s Into the Northwest Passage é um cruzeiro de 13 dias com quatro partidas do final de julho até o início de setembro, com viagens de ida e volta saindo de Nuuk. Os cruzeiros começam viajando pela costa da Groenlândia até o Círculo Polar Ártico antes de cruzar a Baía de Baffin até o território canadense de Nunavut e explorar Pond Inlet e Beechey Island. O navio então retorna à Groenlândia para uma escala em Sisimiut antes de retornar a Nuuk.
Dois cruzeiros Viking mais longos navegam entre Nuuk e Toronto. Uma versão de 15 dias chamada Canada and Greenland Explorer faz três escalas na Groenlândia, incluindo Ivittuut, antes de navegar para o sul, para a província canadense de Terra Nova e Labrador, a caminho de Toronto. As viagens partirão em 15 de julho de Toronto e 15 de setembro de Nuuk.

Uma viagem de 27 dias pelo Canadá e pela Passagem Noroeste inclui mais escalas na borda oeste da Groenlândia e no Alto Ártico canadense, incluindo Nunavut. O itinerário se sobrepõe ao do Viking’s Canada e do Greenland Explorer, continuando ao norte de Nuuk para conhecer mais da Groenlândia e da Ilha Beechey, do Porto de Dundas e do Cabo Hay, no Canadá. As partidas estão programadas para 15 de julho de Toronto e 3 de setembro de Nuuk.

Um quarto novo itinerário é o mais extenso da Viking saindo de Nuuk. Sobrepondo-se ao itinerário do Canadá e da Passagem do Noroeste, a linha fará um cruzeiro de 87 dias em 3 de setembro para se reposicionar para expedições à Antártica. Depois de fazer escala em Toronto, o navio seguirá para o sul ao longo da costa leste dos EUA e transitará pelo Canal do Panamá para navegar pela costa oeste da América do Sul antes de chegar à Antártida, onde o navio passará quatro dias antes da conclusão do cruzeiro em Ushuaia, Argentina.

HX crescendo em 2025

A HX planeja oferecer sua maior temporada na Groenlândia no próximo ano. A linha navegará em nove itinerários pela Groenlândia, três deles novos cruzeiros pela Grande Groenlândia, que começarão e terminarão em Nuuk.

Os itinerários incluem voos de e para Nuuk para Reykjavik, proporcionando a oportunidade de ver a Islândia e a Groenlândia. Todos os novos itinerários navegarão no Fridtjof Nansen .

Os três novos itinerários – Gigantes de Gelo da Baía de Disko, Terras Míticas do Norte, Extremo Norte até Thule e Bacia de Kane – começam todos da mesma maneira, seguindo para norte a partir de Nuuk ao longo da costa ocidental da Gronelândia. Os cruzeiros incluem visitas ao fiorde de gelo Ilulissat, listado pela Unesco, ao fiorde Uummannaq e às comunidades da Groenlândia Ocidental, incluindo Sisimiut. As rotas diferem com visitas à Baía de Disko, à região de Thule e à Bacia de Kane, dependendo do itinerário. A navegação Icy Giants of Disko Bay será oferecida em junho; os outros dois estão previstos para julho.

HX também navegará em uma expedição ao sul da Groenlândia: In the Wake of Erik the Red. A viagem de 14 dias parte em 13 de junho de navio de Reykjavik até o extremo sul da Groenlândia antes de prosseguir pela costa, incluindo uma escala em Kangiussap Nunaa, e terminar em Nuuk.

A Silversea Cruises também está navegando em uma nova rota tendo Nuuk como principal ponto de interesse. O cruzeiro de 15 dias a bordo do Silver Endeavour parte de Churchill, Manitoba, em 25 de julho e navega pela Baía de Hudson para explorar os territórios do norte do Canadá e a Groenlândia. O navio fará escala em Walrus Island, Marble Island, Cape Dorset e outros portos antes de navegar para Sisimiut e depois para o sul, para Nuuk. A passagem aérea de Montreal para Churchill está incluída.

Artigos relacionados
DESTINOSEVENTOS

Carnaval 2026 deve movimentar R$ 7,3 bilhões e atrair 4,7 milhões de turistas para o Estado de SP

O Carnaval de 2026 deve confirmar o protagonismo do Estado de São Paulo como um dos principais destinos turísticos do…
DESTINOS

Maragogi (AL) lança Carnaval 2026 com valorização da cultura popular e homenagem a personalidades da história local

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Eventos, apresentou na terça-feira (3), no Palácio…
DESTINOS

Conheça os destinos nacionais mais procurados pelos foliões para o carnaval

O carnaval promete levar multidões às ruas em todo o Brasil. A previsão é de mais de 65 milhões de…