A LATAM e a Delta Air Lines estão juntas pela primeira vez na edição deste ano do WTM Latin America para celebrar os resultados mais recentes da sua Joint Venture. Em janeiro e fevereiro de 2024, as companhias registraram 42% de crescimento no número de passageiros em voos entre Brasil e Estados Unidos. É isso o que apontam os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Juntas, LATAM e Delta Air Lines transportaram 297 mil passageiros entre os dois países no período e responderam por 39% deste mercado, superando a marca de 34% de market share alcançada no início de 2023. O WTM Latin America 2024 será realizado de 15 a 17 de abril, em São Paulo.
Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, a participação inédita de LATAM e Delta no evento reflete o momento sólido e o interesse das duas companhias em seguir crescendo em seus mercados. “O WTM é conhecido pelas suas oportunidades para promover a América Latina para o mundo. Estamos felizes em estrear em um momento de crescimento sólido, na posição de maior companhia aérea da América do Sul e ao lado de uma parceira que compartilha o interesse de ser cada vez mais protagonista em sua região”, destaca.
Para o gerente de Vendas da Delta no Brasil, Danillo Barbizan, as oito rotas já anunciadas conjuntamente, os benefícios recíprocos aos clientes de ambas as companhias e os números expressivos alcançados em apenas um ano e meio de parceria dão a dimensão do sucesso e do quão longe pode avançar a Joint Venture Delta-LATAM. “A América Latina é um mercado de alta relevância para a Delta e a companhia aposta muito nessa aliança com a LATAM para aumentar sua presença e alcance na região, incluindo o Brasil, que já ganhou três voos desde o início de nossa associação, incluindo os serviços do Rio de Janeiro para Atlanta e Nova York-JFK, esse último sazonal, que demonstram a importância do Rio como porta de entrada para turistas internacionais”, comenta Barbizan. “Assim, chegamos à WTM muito entusiasmados para compartilhar com os parceiros do mercado todas as vantagens de escolher a Delta e a LATAM, que conectam as Américas do Sul e do Norte com mais de 300 opções de destinos, para suas viagens e as de seus clientes, bem como as facilidades de viajar aos Estados Unidos via Atlanta, principal hub da Delta, que oferece mais de 780 voos diários para 143 localidades no país e no Canadá”, completa o executivo.
Os primeiros resultados de 2024 da JV serão destacados no lounge que LATAM e Delta prepararam para o público presente no WTM. Com o tema “Destinadas a estarem juntas”, o espaço conjunto foi desenvolvido para estreitar relacionamentos e gerar novos negócios com importantes clientes do turismo mundial. Estarão no estande Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, e Danillo Barbizan, gerente de Vendas da Delta Air Lines no Brasil.
Juntas
LATAM e Delta, vale lembrar, operaram 15 mil voos no âmbito da Joint Venture em 2023, transportando mais de 3 milhões de passageiros por 90 milhões de quilômetros. No período, inauguraram cinco novas rotas regulares (Guarulhos-Los Angeles, Galeão-Atlanta, Lima-Atlanta, Bogotá-Orlando e Medellín-Miami) e três sazonais (Galeão-Nova York, Santiago-Orlando e uma expansão no serviço Santiago-Atlanta, que ganha a segunda frequência da Delta conectando a capital chilena ao grande hub da companhia entre 13 de dezembro deste ano e 13 de janeiro de 2025).
Além de oferecer uma rede ampla ao passageiro, LATAM e Delta também foram eficientes na operação de seus voos. As companhias lideraram em 2023 o ranking OAG (Official Airlines Guide), que aponta as companhias aéreas mais pontuais do mundo. A Delta alcançou índice de 83,21% no ano, enquanto a LATAM registrou 82,74%. O resultado oficial, que mede a quantidade de voos que chegaram ao destino dentro do horário programado (até 15 minutos do horário previsto), pode ser consultado aqui.