A FliPenedo é um evento cujo objetivo principal é disseminar e aprofundar o saber literário por meio de oficinas, mesas de debate, palestra, rodas de conversa, saraus literários contação de histórias, lançamentos de livros, exposição e vendas de livros e apresentações artístico-culturais. Mas, além de tudo isso, é também geração de renda e movimentação da economia local.
Prova disso é que estabelecimentos do comércio de Penedo registraram o incremento entre 30% a 100% no faturamento durante 09 a 12 de abril, dias da FliPenedo 2024. “O evento foi bastante positivo e o faturamento dentro do meu estabelecimento dobrou. Foi visível a satisfação, não só dos penedenses, mas dos turistas”, disse Ana Luiza Soares, empresária e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas Penedo).
Sérgio Nascimento, atual presidente da Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (ARTEPEN), também se mostrou muito satisfeito com o impacto da Festa Literária de Penedo para o artesanato.
“Foi muito gratificante expor na FliPenedo pelo terceiro ano consecutivo. Ficamos alocados em um lugar muito bacana e recebemos a visita tanto de penedenses como de turistas. O grande movimento gerou vendas e todos os artesãos ficaram bem felizes com o resultado”, afirmou.
A terceira edição da FliPenedo homenageou o advogado, escritor e professor penedense José Damasceno Lima e o poeta Lêdo Ivo, com a participação de 40 editoras entre elas Edufal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Eduneal, Cesmac, Dialogar, Paulinas, FTD e Companhia das Letras.
A Festa Literária de Penedo 2024 foi uma realização da Prefeitura de Penedo, através das secretarias municipais de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), e contou com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Faculdade Raimundo Marinho (FRM), Amaru Sustentabilidade, Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciência (APLACC) e Laboratório Escola de Arte e Cinema.