Destaques

Brasil e Colômbia firmam acordo para promover o turismo entre os países

O Brasil e Colômbia juntos, para desenvolver o turismo sustentável e responsável entre os dois países. Esse é o objetivo da parceria firmada durante o Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, que acontece em Bogotá. O memorando de entendimento prevê medidas para ampliar o fluxo turístico nas nações e aproximar a gestão de políticas públicas para desenvolver a atividade turística entre os dois países. O acordo é acompanhado de um plano de ação e estabelece um prazo de cinco anos, prorrogáveis por período semelhante, para concretizar as iniciativas.

O documento estabelece o intercâmbio de boas práticas e experiências turísticas; de formação e educação para guias de turismo; de ferramentas de gestão público-privada em turismo de natureza e cultural e de segurança turística. Também prevê ações conjuntas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto de viagens e turismo, e a promoção dos atrativos turísticos, com o objetivo de ampliar o fluxo de visitantes entre as nações. Além disso, possibilita a promoção de cooperação para a participação articulada em órgãos e fóruns multilaterais do setor em nível internacional.

Ampliar o relacionamento entre os países vizinhos é uma das prioridades do ministro do Turismo, Celso Sabino, que tem atuado em eventos internacionais para potencializar a atividade turística na América do Sul. “Temos que nos unir na construção de um bloco forte e integrado. Só assim avançaremos, juntos, para desenvolver nossa vocação natural que é o turismo”, defendeu a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, que representa o ministro no Fórum.

A aposta, segundo Ana Carla, é na diversidade de atrativos naturais que os países abrigam. “A América do Sul é o coração da agenda global do meio ambiente e isso nos credencia para atrair visitantes do mundo inteiro. Além disso, neste ano, a Colômbia sediará a Cúpula de Biodiversidade da ONU, a COP16, e, no ano que vem, o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém”, completou a secretária.

No ano passado, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram a marca “Visit South America” com o objetivo de ampliar a presença nos mercados internacionais, fortalecendo a América do Sul como destino turístico integrado.

Para contribuir com a ação promocional, os países disponibilizaram o site https://visitsouthamerica.travel/ com informações sobre as cinco rotas que serão trabalhadas inicialmente: Caminho dos Jesuítas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai); Rota da Patagônia (Argentina e Chile); Rota da Puna (Argentina, Bolívia e Chile); Rota do Vinho e dos Andes (Argentina, Chile e Uruguai); e Rota da Selva (Brasil, Argentina e Paraguai).

A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, representa o ministro do Turismo, Celso Sabino, em todas as discussões do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia. O evento conta com a presença dos presidentes Lula e do colombiano Gustavo Petro, além de 300 empresários e mais de 20 líderes de alto nível de empresas de diferentes setores.

Além do memorando assinado com a Colômbia, a secretária participou da abertura do Fórum e dos painéis sobre tecnologia e serviços; nova indústria e transição energética; segurança alimentar e integração de cadeias. Na quinta-feira (18.04), Ana Carla Lopes realizará reuniões técnicas com representantes do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia e da Procolombia; com a Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo e a senadora Yaneth Jaimes, autora do projeto de lei sobre turismo comunitário.

Artigos relacionados
Destaques

Brasil tem melhor abril da história para o turismo internacional

A receita do Brasil com turismo internacional cresceu 37,1% no mês de abril, em relação ao mesmo período do ano…
Destaques

Programa de passageiros da Air France-KLM lança oferta exclusiva para Portugal

O Flying Blue, programa de passageiro frequente da Air France-KLM, associou-se à Loyalty Status Co. para lançar uma oferta exclusiva…
Destaques

Em Maragogi, obras da Seinfra de esgotamento sanitário estão 90% prontas

O Governo de Alagoas segue com obras estruturantes em todo o estado. Em Maragogi, as obras da rede de esgotamento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :