A primeira assistente virtual do turismo de São Paulo vai interagiu com o público na Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. LIA, como foi chamada, marcou presença, ontem, 28, em um totem interativo divulgando os principais destinos de viagem de SP, com destaque para o turismo rural.
Com recursos de áudio, texto e vídeo, a assistente estabelece conexões entre o conteúdo e o perfil do visitante, proporcionando uma experiência rica de significados, do início ao fim. Com a inteligência artificial, a assistente oferece informações sobre as 47 regiões turísticas do Estado e centenas de atrativos, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.
“É uma nova etapa no turismo de SP, ampliando a experiência do turista”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP. “Com ela, já é possível descobrir novos destinos, uma vez que LIA compreende o perfil do usuário e se aprimora a cada interação”, disse. A inteligência artificial é uma parceria da Setur-SP com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e a empresa de tecnologia RCB.
“O Visite São Paulo busca inovar nas soluções que melhorem a experiência do visitante e coloquem São Paulo em evidência, gerando novas oportunidades. A inteligência artificial que lançamos agora é irmã da Lina, criada durante o 1º Hackathon Visite São Paulo, e vai trazer interação e conteúdo personalizado sobre os destinos e atrações do Estado”, comenta Toni Sando, presidente executivo da entidade.
A Setur-SP também lança o Mapa de Turismo Rural do Estado e apresenta ao público a possibilidade de degustar queijos, doces, cafés, entre outras iguarias, de 23 produtores que integram a rica culinária regional das dez rotas gastronômicas do Estado de SP. Além disso, a Setur-SP transfere seu gabinete, durante toda a semana, para a Agrishow para atender prefeitos e representantes dos municípios da região.
As novidades foram expostas no Pavilhão de Artesanais e Agroturismo, em um espaço de 1.600 m², uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Uma das salas será dedicada ao crédito turístico, iniciativa do programa Creditur SP, com R$ 4 bilhões em linhas especiais para o setor.
No espaço da Setur-SP foi possível ter acesso a uma cartilha com orientações de turismo rural e gastronômico e, no auditório, foi exibido em telão um vídeo promocional sobre os produtores paulistas do Programa Sabor de SP, o mais completo programa de valorização da culinária regional do país.



