Destaques

Em Cuba, Brasil amplia relacionamento com países das Américas e Caribe

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da 69ª Reunião da Comissão Regional das Américas (CAM) e do Seminário Potencializando o Desenvolvimento do Turismo por meio da Inovação no Turismo Comunitário, que aconteceu em Cuba, essa semana.

O encontro proporcionou um rico debate sobre sustentabilidade, conexão, promoção, descoberta de novos destinos e valorização das experiências turísticas nas Américas. “Excelente oportunidade para fortalecer a relação entre os países da nossa região e divulgar os encantos e atrativos turísticos dos destinos brasileiros”, destacou Celso Sabino.

A Comissão Regional para as Américas congrega os 24 países membros da ONU Turismo pertencentes ao continente americano e se reúne anualmente para analisar as ações realizadas pela entidade na região, bem como aprovar propostas no âmbito de seu programa de trabalho nas Américas.

Segundo o órgão regional, as Américas recuperaram 90% dos níveis pré-pandêmicos, com forte demanda inter-regional, maior conectividade e muitos turistas dos Estados Unidos, o que beneficiou vários destinos do Caribe e da América Central. A região possui oportunidades únicas, como a transição para a energia limpa e a sustentabilidade, graças à sua riqueza natural, diversidade e posição estratégica.

A escolha do Brasil para representar a região das Américas e Caribe no Conselho Executivo da ONU Turismo, até 2025, foi destacada durante fala do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili. Instalado desde o ano passado no Rio de Janeiro, o escritório é o responsável por planejar e desenvolver ações para melhorar a atividade turística nos países americanos e Caribe, capacitando profissionais e acelerando a captação de investimentos internacionais para a região.

“Sem dúvida, é um momento histórico e um reconhecimento da ONU de que essa região do planeta precisa ter um cuidado mais especial, precisa receber um pouco mais de atenção, dado o grande potencial que esse continente possui. Se compararmos com Turismo que é feito na Europa e Ásia, estamos muito atrás”, completou Sabino.

Além de participar da agenda proposta pela ONU Turismo, o ministro, junto com o secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, realizaram uma reunião bilateral com o ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado Morales. A pauta abordou a estratégia para atração de turistas estrangeiros, conectividade aérea entre os dois países e parcerias no âmbito da América do Sul e Caribe.

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Masterop marca presença na MTM, em Belo Horizonte

A operadora alagoana Masterop, a maior do Nordeste, participa, em Belo Horizonte/MG, de uma das maiores feiras de turismo do…
DestaquesDESTINOSEVENTOS

Madeira é o “Melhor Destino Europeu” para a revista Viajes National Geographic

A Madeira foi eleita “Melhor Destino Europeu” no Prêmio de los Lectores 2025, atribuído pela edição espanhola da revista National…
DestaquesMACEIÓ

Investimentos na orla de Maceió (AL) são elogiados pelo trade turístico

O novo mobiliário instalado na orla de Maceió e a praça Hélio Vasconcelos, que está prestes a ser reinaugurada, vêm…