Em uma ação inédita, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, se encontraram para traçar uma ação que unirá ainda mais os dois símbolos religiosos brasileiros: o Cristo Redentor e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
O encontro teve o objetivo de promover o Turismo Religioso entre os estados e reforçar a conectividade aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, que recentemente ganharam novos voos comerciais via São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e Galeão, na Ilha do Governador.
Lançado há pouco mais de um mês, o voo entre os aeroportos Prof. Urbano Stumpf, de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, e Galeão, no Rio de Janeiro, operado pela GOL Linhas Aéreas, transportou 3.100 passageiros. Foram 28 voos no total, 14 pousos e 14 decolagens. A retomada dos voos pelo aeroporto é, além de estratégica para o desenvolvimento regional, uma contrapartida das companhias aéreas à redução do ICMS sobre o combustível de aeronaves, assinada pelo Governo de São Paulo. A medida representa também um avanço na conectividade aérea e reforça o fluxo turístico religioso.
No Estado de São Paulo, o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, o Templo de Salomão e a Marcha para Jesus correspondem a mais de 10 milhões de visitantes. A Marcha foi incluída no Guiness Book como uma das maiores do mundo. No Rio, anualmente, cerca de 2,5 mil visitantes conhecem o monumento, de acordo com dados da administração.