MACEIÓ

Ecopontos evitam descarte de 7 mil toneladas de lixo nas ruas todo mês

Entulho de construção, sofá velho, restos de móveis e muitos outros materiais volumosos que ainda são descartados em ruas, praças, terrenos baldios e outros espaços públicos de Maceió podem ter outro destino com a criação de ecopontos pela Prefeitura de Maceió e contribuir para a redução do descarte irregular.

De acordo com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), todos os meses são recolhidas 20 mil toneladas de lixo pela cidade, mas os Ecopontos conseguem evitar que 7 mil toneladas sejam deixadas em locais inapropriados.

Por isso, a Prefeitura investe na criação de novos espaços, em mais bairros, com o intuito de reduzir a sujeira em pontos crônicos de Maceió. Esta semana, foi a vez do bairro da Gruta de Lourdes ganhar um Ecoponto.

O equipamento público fica na Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143, por trás do condomínio Arte e Vida, e está apto a receber móveis e eletrodomésticos inservíveis, restos de poda de árvore, materiais recicláveis e entulhos de construção civil (até um metro cúbico por pessoa), tudo gratuitamente.

Maceió dispõe de outros cinco Ecopontos, distribuídos nos bairros Pajuçara, Tabuleiro do Martins, Vergel do Lago, Santa Lúcia e Cidade Universitária. E em breve vai ganhar mais um no bairro Feitosa.

Josias Balbino, morador da Ponta Grossa, conhece bem a importância dos equipamentos e das ações da Alurb para estimular o descarte correto de lixo. Ele sofreu por muitos anos com o problema, até a instalação do Ecoponto próximo ao local onde possui um estabelecimento comercial. “Era cachorro morto, insetos, escorpiões, baratas. É muito importante que a Prefeitura esteja presente e fiscalize”, reforça.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressalta que a Prefeitura de Maceió possui diversos programas para facilitar a destinação correta de resíduos. Estão entre eles os Pontos de Entrega Voluntárias, onde a população pode colocar material reciclável para ser recolhido por cooperativas. Há também o Ecoboat, uma embarcação que recolhe lixo na Lagoa Mundaú. E o Município atua com a educação ambiental, com visitas de porta em porta aos moradores da cidade.

Mas ela destaca que o principal agente de limpeza precisa ser o morador e a moradora, para que o trabalho do Município tenha eficácia. “É aquela dona de casa, é aquele morador, é aquele comerciante que ajuda a Prefeitura a manter a nossa cidade limpa. É um trabalho de formiguinha, porque a gente sabe que a atitude multiplica. Por meio do exemplo, a gente começa a educar a comunidade”, afirma Kedyna Tavares.

Novidade

Além de ser mais um endereço para facilitar o descarte de volumosos, o Ecoponto da Gruta é o primeiro do Brasil totalmente sustentável. Ele possui triciclos elétricos para os transportadores de resíduos do Ecoleta, lançado esta semana.

O programa é voltado para trabalhadores que eram carroceiros, mas vão ingressar no mercado formal de trabalho com o incentivo da Prefeitura e vão também promover a sustentabilidade e proteção aos animais, deixando de usar cavalos para transporte de carga.

Além disso, o Ecoponto tem reuso da água da chuva para higiene e irrigação do ambiente, e energia solar. Os materiais descartados no local serão separados e reutilizados, como é o caso do resíduo da construção civil, que será triturado e vai se tornar matéria-prima para obras da Prefeitura de Maceió.

Os restos de poda de árvores serão triturados e vão ser utilizados como adubo orgânico para novos plantios e a preservação do viveiro de mudas da capital. O material reciclável que chegar ao equipamento será destinado às cooperativas contratadas pelo Município.

Artigos relacionados
DestaquesMACEIÓ

Praça Guimarães Passos, um recanto das memórias do bairro do Poço

Além de ser um espaço de lazer, a Praça Guimarães Passos, que foi entregue pela Prefeitura de Maceió totalmente revitalizada,…
DestaquesMACEIÓ

Prefeitura de Maceió (AL) instala novos projetores na orla da praia de Jacarecica

A Prefeitura de Maceió iniciou, na terça-feira (8), uma obra de requalificação da rede de iluminação na orla de Jacarecica,…
MACEIÓ

Abertura da Vila de Páscoa é marcada por alegria e diversão

A abertura da Vila de Páscoa, no Parque Centenário, no bairro do Farol e na Praça Gogó da Ema, na…