O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu o prefeito de Maragogi (AL), Sérgio Lira, e o secretário de turismo do município, Diego Vasconcelos, para tratar sobre turismo regenerativo por meio da recuperação de corais. Os representantes da cidade alagoana sugeriram que a Agência, em parceria com o Município, desenvolvesse uma ação de adoção dos corais com o objetivo de conservação e regeneração dos ecossistemas naturais.
Em março deste ano, a Embratur iniciou um trabalho nesse sentido com operadores de turismo na Feira Internacional de Berlim (ITB), na Alemanha. Na ocasião, eles foram presenteados com uma muda de coral marinho por meio de um certificado, que garante ao portador o acompanhamento, em tempo real pela internet, do desenvolvimento da muda até o processo de transplantação para as praias de Porto de Galinhas (PE).
Freixo acredita que, a exemplo da ação em Pernambuco, atuar nessa estratégia em Maragogi significa apostar em um dos pilares da Embratur: a sustentabilidade. “Queremos permitir que o turista que venha conhecer nossas praias e natureza também conheça e participe de ações de restauração da fauna e flora em todo o país. Adotar um coral é apenas uma das nossas ações em turismo regenerativo e queremos que a adoção de corais se espalhe por todo o litoral brasileiro”, reforçou.
Budião-Azul
O prefeito Sérgio Lira irá presentear Marcelo Freixo com um certificado do peixe Budião-Azul ou Bico-Verde, que está ameaçado de extinção e faz parte de um dos principais grupos para a manutenção da saúde dos corais do mundo. Lira aposta na regeneração dos corais para fomento do turismo no município.
“A adoção de corais é uma ação simbólica, assim como o certificado do Budião-Azul que irá sensibilizar os mergulhadores. Temos que pensar em conservar e preservar os nossos corais e atrair mais turistas para Maragogi e todo o estado”, completou o prefeito.
Informações do Portal de Dados da Embratur revelam que o estado de Alagoas recebeu, em 2023, 9.724 turistas internacionais. Até abril deste ano, foram 4.792 visitantes estrangeiros.