BLOG DO MOZART LUNA

Sérgio Lira toma posso na CNM em Brasília e é o único prefeito alagoano na entidade. Cuscuz, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. “Mofo Azul” ameaça cultura fumageira em Alagoas

Sérgio Lira, liderança nacional

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), assumiu o cargo de tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A cerimônia de posse teve lugar na sede da entidade em Brasília. Sérgio Lira é uma liderança municipalista respeitada em Brasília, que decidiu se afastar da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), que segundo ele teria virada “cabide de emprego”.

Único alagoano

Sérgio Lira é o único alagoano a fazer parte da entidade municipalista de destaque nacional. Além de sua nova responsabilidade na CNM, o líder municipal do Litoral Norte de Alagoas está participando ativamente da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que se estende de 20 a 23 de maio. Sérgio Lira foi eleito como 2º tesoureiro da CNM em março deste ano e é considerado um dos principais expoentes políticos do círculo do presidente Paulo Ziulkoski.

Encontro com Arthur Lira

Demonstrando seu talento como articulador político, Sérgio Lira aproveitou a oportunidade para fortalecer suas relações políticas na capital federal. Em suas redes sociais, ele compartilhou: “Agenda Maragogi pra Frente! Com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que mais trabalhou por Alagoas e realizou muito em Maragogi. E com o senador Ciro Nogueira, brilhante articulador e chefe da Casa Civil durante a gestão do presidente Bolsonaro!”

Cuscuz, patrimônio alagoana

Em breve, o cuscuz de arroz penedense será transformado em patrimônio. É que tramita na Assembleia Legislativa projeto que classifica o prato típico de Penedo como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. O autor do projeto é o deputado estadual Delegado Leonam, do União Brasil.

Na Carroça

Rodolfo Cavalcante, empresário da A Carroça – empresa que comercializa o prato em Maceió e em Penedo – sempre acreditou no potencial enorme que o cuscuz de arroz carrega e entendeu que a iguaria não poderia ficar escondida e que todos precisavam prová-la e conhecê-la.

Tradição de família

A história do prato atravessa gerações e representa não somente um alimento, mas, também, um símbolo cultural da região do Baixo São Francisco, uma vez que a matéria-prima também é cultivada nos municípios de Igreja Nova, Piaçabuçu e Pão de Açúcar. A chancela não vai só beneficiar Penedo, mas todas as cidades que mantêm essa tradição, cada uma com sua forma peculiar de execução.

Cultura do fumo

O trabalho de campo para a manutenção da área livre do mofo azul da cultura do tabaco foi iniciado em Alagoas. Equipes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) estarão percorrendo municípios da zona fumageira do estado, inspecionando e realizando a coleta de amostras.

Primeira fase

A primeira fase da ação teve início essa semana, onde três equipes técnicas estarão presentes nos 12 municípios que fazem parte da região fumageira. Na oportunidade, serão inspecionadas 10% das propriedades produtoras.De acordo com a Adeal, no trabalho de inspeção também será feita a coleta de amostras de folhas que serão encaminhadas para análise em laboratório credenciado Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ação vai até amanhã

“Na ação de campo, que segue até sexta-feira, dia 31, da semana subsequente, com mais uma equipe, será feita a inspeção e coleta na fase fenológica da planta, denominada de sementeira. Após a execução da primeira etapa, o trabalho segue nas demais fases de desenvolvimento da planta, baixeiro e folha primeira”, informou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

Sistema de saúde no Pilar  

A Central de Marcação de Exames e Consultas de Pilar é um ambiente pensado para oferecer o melhor atendimento aos pilarenses. Com um sistema informatizado eficiente, 70% da nossa população já sai com a consulta agendada na hora. O sistema agiliza o atendimento e evita filas de espera. 

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Operadoras de turismo apontam Maceió como o destino mais procurado no Nordeste para Férias. Nordeste lidera no ranking nacional a demanda de turistas. Destino de Sol e Mar são os mais procurados. Maceió Convention faz homenagem a impulsionadores do turismo.

  Maceió para férias O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de…
BLOG DO MOZART LUNA

Congresso Nacional de Contabilidade Municipal em Brasília discute contabilidade pública do Governo Federal e Tribunais de Contas. Objetivo é orientar aos gestores sobre temas municipais.

Contabilidade municipal Representantes de Municípios e especialistas de todo o país lotaram o auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)…
BLOG DO MOZART LUNA

Primeira parcela do FPM e 1% Extra nas contas das prefeituras com 13,11% de aumento. Prefeitos comemoram 10 anos do percentual extra. Curso de capacitação de mão de obra em Japaratinga

FPM 13,11% positivo A primeira parcela geralmente, é a maior do mês, representando quase metade do valor esperado para o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :