AEROPORTOS

Anac avalia gestão da segurança cibernética de operadores aeroportuários e aéreos

AAgência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu início a visitas técnicas nos principais aeroportos do país e nas empresas aéreas, para avaliar a governança, gestão e os processos de segurança cibernética dos operadores aéreos e aeroportuários 

As equipes da Anac concentrarão esforços nos aeroportos de Brasília e Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). A Agência também fará visitas às sedes operacionais das companhias aéreas Azul, Gol e Latam, incluindo suas infraestruturas de redes de computadores nesses aeroportos. 

As visitas terão caráter orientativo, a perspectiva do Regulamento Brasileiro de Aviação (RBAC) nº 107 e nº108 e suas respectivas Instruções Suplementares (ISs), que tratam sobre a Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVESC), além do conjunto de controles e boas práticas definidos pelo CIS Critical Security Controls (CIS Control v8).  

A ação reforça o compromisso da Anac em aplicar os padrões internacionais de qualidade e segurança conforme orientação da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) a fim de garantir um setor de aviação civil seguro e resiliente diante dos desafios do ambiente digital em constante evolução.

A segurança cibernética se tornou uma preocupação crescente no setor da aviação, à medida que as operações aéreas se tornam cada vez mais dependentes de sistemas digitais e conectados. É importante estabelecer medidas proativas para diminuir os riscos cibernéticos e garantir a integridade e a segurança das operações aéreas no país. 

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Air France aumenta número de salas VIP nos EUA

A Air France aumentará seu número de salas VIP nos EUA para seis com a inauguração de uma instalação no…
AEROPORTOS

Aeroporto Internacional de Belém tem melhor mês de maio de sua história

Com investimentos do Governo do Estado, o Pará se destaca com incremento da malha aérea, aumento da conectividade e o…
AEROPORTOS

Aeroporto de Caxias do Sul recebe autorização para receber voos internacionais não programados

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 14.831, de 17 de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :