GASTRONOMIA

Pelotas (RS) recebe título de Capital Nacional do Doce

A cidade de Pelotas (RS) se tornou oficialmente a Capital Nacional do Doce. O título, concedido pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério do Turismo, irá contribuir para o desenvolvimento do turismo local. Situada a 261 quilômetros de Porto Alegre (RS), a cidade já era informalmente reconhecida por seus doces e roteiros ligados aos quitutes culinários, mas o reconhecimento promete impulsionar ainda mais o segmento, especialmente o gastronômico, e o comércio local.

A concessão do título ganha ainda mais relevância num momento de tanta dificuldade pela qual passam 90% dos municípios gaúchos, com as recentes enchentes. “Em meio a tanta tristeza que a gente vem tendo no nosso Estado, essa lei vem trazer alegria e esperança para a população e para os profissionais do doce em Pelotas. Reconhece toda nossa história, nossa tradição e o dia a dia de trabalho dos empreendedores do ramo”, afirma a presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica.

O título agregará à história da cidade, que conta com a tradicional Feira Nacional do Doce, evento que ocorre todos os anos desde 1988, em meados de maio e junho. A Fenadoce é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas e constitui um importante roteiro turístico da cidade. Somente na edição do ano passado, a feira recebeu 314 mil visitantes, com pessoas vindo de 904 excursões, inclusive de outros estados e de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Na ocasião, foram vendidos 1,8 milhão de doces.

A Fenadoce é patrimônio estadual e contribuiu para que Pelotas recebesse, em 2018, o título de Patrimônio Material e Imaterial do Brasil. Na feira, o visitante encontra desde doces tradicionais, como bem-casado, olho de sogra, queijadinha e quindim, até doces mais rebuscados como pastel de Santa Clara, trouxas de amêndoas e camafeu. Por conta da atual situação do Rio Grande do Sul, a Fenadoce 2024 foi adiada, ainda sem nova data agendada.

Museu do Doce

Além da feira, a cidade também possui como atração turística o Museu do Doce, administrado pela Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do museu é “salvaguardar os suportes de memória da tradição doceira de Pelotas e da região e, como compromisso, produzir conhecimento sobre esse patrimônio.”

O museu é sediado em um casarão histórico datado de 1878. Ele está localizado na Praça Coronel Pedro Osório, número 8, e é aberto para visitação entre 09h e 18h, de segunda a sábado, e das 10h às 15h, aos domingos.

Para quem visita Pelotas, há mais para conhecer, como os roteiros Laranjal – Balneários/Colônia de Pescadores Z3, Arroio Pelotas, Canal São Gonçalo e Rota das Charqueadas.

Artigos relacionados
GASTRONOMIA

Baianas de acarajé recebem certificados de qualificação

Em solenidade realizada na sexta-feira (23), em Salvador, 200 baianas e baianos de acarajé, mingau e de receptivo da capital…
GASTRONOMIA

Embaixador da gastronomia brasileira conta como os sabores da floresta têm atraído turistas de todo o mundo

A Agência de Notícias do Turismo mergulha na inspiradora trajetória de Saulo Jennings, o 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo…
GASTRONOMIA

Encerra sexta (16) prazo de inscrição para mais de 1,8 mil vagas gratuitas de formações em turismo

Interessados em atuar ou se aperfeiçoar no setor de turismo têm até esta sexta-feira (16/05) para se inscrever em uma…