BLOG DO MOZART LUNA

Coruripe é orgulho para Alagoas na educação. Município é referência no Brasil. Padre Eraldo Cordeiro impedido de registrar candidatura, segundo jurisprudência do TSE. Em Maragogi, condenação do TCU não impede Madeira de disputar prefeitura. Governador entregar mais obras nos municípios.

Coruripe alfabetizado

Não é novidade que práticas assertivas da gestão municipal têm levado Coruripe a alcançar excelência na educação, desta vez não foi diferente, o município conquistou a segunda posição com o melhor nível de alfabetização infantil dos 102 municípios alagoanos, e sua rede se destaca com 94,1% das crianças coruripenses alfabetizadas, percentuais nunca atingidos.

Índices


Enquanto a média Nacional de alfabetização em 2023 foi 56%, Coruripe se destaca com 94,1%. Os números são do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado no final de maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Orgulho de Alagoas

De acordo com as avaliações aplicadas em cada estado foi verificado o nível de proficiência e os cumprimentos das metas estabelecidas para 80% dos alunos alfabetizados até 2030, porém Coruripe tem que manter uma média de 80% por ano, tendo em vista que já ultrapassou a meta com 94,1% de crianças alfabetizadas.

Padre Eraldo pode disputar a eleição?

O caso do ex-prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo Cordeiro, que se tornou inelegível pelo  T R E em Alagoas, é semelhante ao do deputado federal Paulo Roberto Moreira Leite, ( Podemos/ES), que teve indeferida a candidatura. O entendimento é que o prazo de inelegibilidade imposto nos termos da Lei Complementar nº 64/1990 começa a correr, autonomamente, após o cumprimento da pena imposta por tribunal colegiado.

Não registrar candidatura

Dentro deste entendimento o ex-prefeito Padre Eraldo, não poderia registrar sua candidatura e por isso estaria impossibilitado de disputar as eleições municipais desse ano. Eraldo foi condenado pelo T R E por compra de votos em 2020 e conforme sentença (jurisprudência) no TSE o tempo começa a contar a partir do cumprimento da pena imposta que foi na última segunda-feira (10).

Madeira em Maragogi vai para disputa

A sentença do Tribunal de Contas da União que condenou o ex-prefeito Marcos Madeira a devolver recursos de obras na execução em obras do Incra, na implantação de infraestrutura básica em projetos de assentamentos do Incra em Maragogi/AL, não impede que ele dispute as eleições municipais, segundo a assessoria jurídica dele. Madeira continua no páreo na disputa eleitoral.

Rodovia nova

O governador Paulo Dantas surpreendeu a todos na solenidade de inauguração do de 42 quilômetros da rodovia AL 110,  participando de uma corrida de quase 7 km, entre São Sebastião e Penedo. A estrada ganhou nova sinalização horizontal e vertical, além de ciclovia. Para a obra foram investidos R$ 50 milhões, do Tesouro Estadual.

Jequiá da Praia

O governador Paulo Dantas inaugurou, também, mais uma etapa do Minha Cidade Linda na cidade de Jequiá da Praia. Ao lado do prefeito Felipe Jatobá, também foi assinada a Ordem de Serviço para pavimentação de ruas por meio do Programa Pró-Estrada.

 Pelo Minha Cidade Linda, 30 ruas foram pavimentadas com paralelepípedos, totalizando 5 quilômetros de extensão.

São João do Foguete no Pilar

No Pilar os tradicionais festejos juninos com o “São João do Foguete” está acontecendo desde o dia 9. As celebrações juninas, que já fazem parte do calendário cultural da cidade, prometem aquecer os corações dos pilarenses e visitantes até o dia 29 de junho. A programação diversificada inclui shows de artistas como João Gomes, Carol Valetim, Nonato Neto, Tarcísio Viturino, Alcemir Freitas, Ana Lobo e outras bandas locais.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Operadoras de turismo apontam Maceió como o destino mais procurado no Nordeste para Férias. Nordeste lidera no ranking nacional a demanda de turistas. Destino de Sol e Mar são os mais procurados. Maceió Convention faz homenagem a impulsionadores do turismo.

  Maceió para férias O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de…
BLOG DO MOZART LUNA

Congresso Nacional de Contabilidade Municipal em Brasília discute contabilidade pública do Governo Federal e Tribunais de Contas. Objetivo é orientar aos gestores sobre temas municipais.

Contabilidade municipal Representantes de Municípios e especialistas de todo o país lotaram o auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)…
BLOG DO MOZART LUNA

Primeira parcela do FPM e 1% Extra nas contas das prefeituras com 13,11% de aumento. Prefeitos comemoram 10 anos do percentual extra. Curso de capacitação de mão de obra em Japaratinga

FPM 13,11% positivo A primeira parcela geralmente, é a maior do mês, representando quase metade do valor esperado para o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :