MEIO AMBIENTE

Mission Blue e MSC Foundation se unem para defender a conservação marinha

Em um movimento significativo para reforçar a conservação marinha global, a Mission Blue e a MSC Foundation anunciaram uma parceria estratégica de três anos para implementar um ambicioso programa de alfabetização oceânica e um projeto de restauração de algas marinhas. Essa colaboração une a experiência da Mission Blue, liderada pela renomada oceanógrafa Dra. Sylvia Earle, com a extensa capacidade de divulgação da MSC Foundation para inspirar e mobilizar um amplo apoio para a proteção dos oceanos.

A Mission Blue e a MSC Foundation colaborarão em dois componentes principais:

Um programa de alfabetização oceânica projetado para educar e inspirar cerca de 4 milhões de hóspedes em toda a frota da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC sobre a importância do oceano. O programa, que será lançado ainda esse ano, inclui aulas, atividades e apresentações a bordo para os hóspedes dos cruzeiros, ministradas por luminares da conservação dos oceanos, enfatizando o papel importante dos Hope Spots e dos ecossistemas marinhos essenciais, como manguezais, pradarias, recifes de corais e florestas de algas, bem como o oceano aberto e águas profundas fora de jurisdição nacional.

Um projeto de restauração que irá plantar até 37.000 algas marinhas durante os próximos três anos, para ajudar a restaurar pradarias em torno da região de Formentera, na Espanha. O objetivo é apoiar os esforços, já em andamento, de reabastecimento de pradarias de algas marinhas vitais e ajudar a criar uma cascata de benefícios ecológicos, incluindo a promoção de um aumento na biodiversidade, o aumento dos estoques de peixes e a captação de carbono.

Dra. Sylvia Earle, Presidente e Co-Presidente da Mission Blue, compartilha sua visão: “Os oceanos estão num ponto de ruptura, exigindo não apenas a nossa atenção, mas também uma ação global urgente. Devemos protegê-los como se as nossas vidas dependessem deles – porque realmente dependem! Ao unir forças com a MSC Foundation, podemos alcançar milhões de pessoas que estão nos oceanos todos os anos, para ajudar a educá-las sobre o que está abaixo do navio e inspirar uma maior gestão marítima. A MSC Foundation demonstrou o seu compromisso com a conservação dos oceanos em alto-mar e em terra, na Ocean Cay, nas Bahamas, e por meio de seus programas de divulgação destinados a envolver o público em grande escala em um momento crítico.”

A parceria entre a Mission Blue e a MSC Foundation é impulsionada por um compromisso partilhado em proteger o “Coração Azul” do planeta. Em julho de 2023, a Mission Blue declarou a Ocean Cay MSC Marine Reserve como um Hope Spot, em reconhecimento à recuperação do ecossistema da ilha e das águas circundantes, incluindo os esforços para a restauração dos recifes de coral e o desenvolvimento de resiliência do Programa Super Coral da MSC Foundation. O Sr. Pierfrancesco Vago foi nomeado Campeão do Hope Spot da Ocean Cay. Em outubro de 2023, a Dra. Earle foi nomeada madrinha do Explora I em uma cerimônia marítima tradicional.

Pierfrancesco Vago, Presidente do Comitê Executivo da MSC Foundation e Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, enfatizou o espírito colaborativo desta nova parceria: “O nosso compromisso conjunto com o Dra. Earle e a Mission Blue aumenta a nossa capacidade de impulsionar mudanças significativas. Como o Campeão do Hope Spot para a Ocean Cay, estou ansioso para ver os nossos esforços catalisarem um apoio mais amplo para a proteção de ecossistemas vitais nas comunidades onde navegamos, com os colegas do Grupo MSC e pessoas interessadas em todo o mundo, incluindo os nossos hóspedes”.

Daniela Picco, Diretora Executiva da MSC Foundation, descreveu os aspectos operacionais da parceria: “Esta parceria aborda tanto a educação como a restauração, duas das áreas de foco da MSC Foundation e, graças à ela, estamos adicionando um novo e importante projeto de restauração ao nosso portfólio, que envolve o replantio de até 37.000 algas marinhas em torno da ilha de Formentera, nas Espanha, ao longo de três anos. Pretendemos impulsionar os esforços contínuos para reabastecer as pradarias de algas marinhas, com o objetivo de mitigar os efeitos da atividade humana e das alterações climáticas, restaurando o equilíbrio ecológico e apoiando a vida marinha”.

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Alagoas Ambiental participa do encontro Território Sustentável

Com o propósito de promover um futuro mais verde e limpo, por meio de práticas inovadoras de tratamento de resíduos,…
MEIO AMBIENTE

ABEAR reforça importância da produção de SAF para descarbonização do setor aéreo

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, reforçou, no evento Piauí Infra Day, a importância da…
MEIO AMBIENTE

Prefeito de Craíbas recebe MVV para alinhar novo estudo socioeconômico na região

No último dia 3, a Mineração Vale Verde (MVV) realizou uma visita institucional à Prefeitura de Craíbas, conversando com o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :