O setor de desembarque do aeroporto de Salvador foi palco da encenação de um mini arraiá junino, na sexta-feira (14), que colocou os visitantes que chegavam no clima do São João da Bahia. Trio de forró pé de serra, dançarinos e uma exposição de licores, a bebida típica da festa, mudaram a rotina do terminal, com o receptivo oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). No posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), foram distribuídos chapéus de palha e doces da culinária nordestina.
“Já conheço a Bahia, mas nunca tinha vindo passar o São João, o que estou fazendo agora e com muita animação. De Salvador, vou com minha família para Itaberaba e, depois, para a região de Baixio”, relatou a construtora civil Raquel Fernandes, 44 anos, do Mato Grosso.
“Vim especialmente para os festejos juninos e vou permanecer por duas semanas. Pretendo viajar para alguma cidade do interior, que não escolhi ainda. Quero aproveitar bem e conhecer a cultura e a culinária”, ressaltou a arquiteta Andréa Cardoso, 41 anos, do Pará.
“Ainda não conhecia Salvador e queria aproveitar a época do São João, porque ouvi falar que é maravilhosa”, completou a funcionária pública Rosângela de Almeida, 52 anos, de São Paulo.
Na Expo Licor, que foi realizada no fim de semana, os turistas que desembarcam puderam experimentar a bebida artesanal. São dez marcas produzidas, principalmente, em municípios do Recôncavo baiano, com sabores que vão dos tradicionais a misturas exóticas, como frutas vermelhas com pimenta e limão; e maracujá com chocolate. O receptivo junino da Setur-BA estará de volta nos dias 20, 21 e 22 de junho, no aeroporto e na rodoviária.
“Temos o maior São João do Brasil e nos preparamos para receber com muita alegria todos que escolheram a Bahia. Nossa expectativa é que, nesse período, 1,7 milhão de visitantes circulem pelo estado, onde existe festa em praticamente todos os 417 municípios”, explicou a assessora técnica da Setur-BA, Patrícia Seabra.