AEROPORTOS

Aeroporto Internacional de Belém tem melhor mês de maio de sua história

Com investimentos do Governo do Estado, o Pará se destaca com incremento da malha aérea, aumento da conectividade e o consequente aumento do fluxo de turistas no Estado. De janeiro a maio de 2024, mais de 1,5 milhão de passageiros embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belém, o que representa um crescimento de quase 12% em relação ao mesmo período em 2023. Os dados foram divulgados pela Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pela operação dos aeroportos internacionais de Belém e de Macapá-AP.

Além do aumento da movimentação, o aeroporto também registrou o melhor mês de maio de sua história, superando a demanda atendida neste mês desde o início de suas operações. Em maio, entre embarques e desembarques, o Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans) recebeu mais de 338 mil passageiros no período, um aumento de 17% em relação a 2023.

Com voos regulares, o mês de maio também contou com o acréscimo de três frequências diárias da Azul, com chegadas e partidas para o Aeroporto de Guarulhos (SP).

Em relação a quantidade de voos operados, os resultados são positivos no mesmo período. De janeiro a maio deste ano, 13.783 pousos e decolagens foram contabilizados, volume 16% maior em relação ao ano passado, quando o registro foi de 11.829 operações. 

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Turismo, Eduardo Costa, aumentar a frequência de voos possibilita o incremento de visitantes e de receita para nosso Estado. “A intenção é fazer mais parcerias para trazer mais voos para que os turistas possam conhecer todos os atrativos que o Estado oferece. A expansão da malha aeroviária no Pará é uma estratégia do Governo do Estado essencial para aumentar a conectividade entre os estados, atendendo principalmente a demanda para COP 30 em 2025, aqui em Belém”, pontuou o secretário.

Para Marco Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), os indicadores reafirmam o potencial do empreendimento. “É com muito otimismo que anunciamos resultados tão expressivos. Como importante vetor de mobilidade aérea do Norte do país, o Aeroporto Internacional de Belém oferece diversas opções de conectividade, atendendo tanto cidades do interior quanto capitais brasileiras, além de disponibilizar ligações diretas para destinos internacionais”, afirma.

Junho – O próximo mês deve ter um incremento na oferta de voos. A Azul, responsável por ligações aéreas entre o Pará e o sudeste do Brasil, está oferecendo 25 voos extras com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins) ao longo do período. As operações representam um aumento de 45% sobre a capacidade atual, com oferta adicional de 8.700 assentos na rota entre as capitais do Pará e de Minas Gerais.

Outra novidade para o período é o aumento de quatro para cinco voos semanais da TAP Air com destino a Lisboa. A companhia, que celebrou 10 anos de operações no Aeroporto Internacional de Belém, conecta o Brasil à Europa, colocando o Estado do Pará no mapa internacional.

Voos

O Aeroporto Internacional de Belém atende voos regulares para diversos destinos. Para as regiões Sudeste e Centro-Oeste: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Campinas (SP). Para o Nordeste os destinos são Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE) e São Luis (MA). Na região Norte, os voos são para Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Macapá (AP). No Pará os voos são para os municípios de Santarém, Altamira, Monte Dourado, Carajás, Marabá, Breves, Paragominas, Tucuruí, Salinópolis e Porto de Moz. Os destinos internacionais são Paramaribo (Suriname), Caiena (Guiana Francesa), Fort Lauderdale (USA) e Lisboa (Portugal).

Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Bolsão para carros de aplicativo do Aeroporto de Congonhas começa a funcionar

O Aeroporto de Congonhas ganha um bolsão exclusivo para carros de aplicativo desde ontem (11). A área de espera dedicada…
AEROPORTOS

Tarifas aeroportuárias de Guarulhos e de Viracopos passam por reajustes

O Diário Oficial da União (DOU) de julho, divulgou as Portarias nº 15.009 e 15.010, ambas de 10 de julho de 2024, que…
AEROPORTOS

Aeroporto do Recife inicia construção de praça de convivência para recuperar área degradada no entorno do aeródromo

Um novo local de convivência, conectado a áreas verdes e ao Aeroporto do Recife, com comércio, obras de arte e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :