DESTINOS

Ocupação da rede hoteleira aumenta com a valorização de Joinville como destino turístico

A divulgação de Joinville como destino turístico e não somente como uma ótima cidade para a realização de feiras e congressos, tem apresentado resultados positivos. Prova disto são os dados da ocupação hoteleira. Quando os números começaram a ser levantados, em 2017, a média de ocupação era de 49,67%. Em 2020, por causa da pandemia, não chegou a 30%. Os anos seguintes foram de recuperação e, em 2022 e 2023, passaram de 60%. E nos primeiros meses de 2024, a tendência é crescimento.

“Se até 2021 a ocupação hoteleira não chegava a registrar dois dias de ocupação, a partir de 2022 a cidade ultrapassou essa marca e, em março deste ano, a média chegou a três dias”, revela a presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, Ana Luiza Moeller Wetzel.

Segundo a presidente, os hotéis, bares e restaurantes continuam recebendo, em maior número, clientes de segunda a quinta-feira, que vêm à cidade a negócios ou para eventos cooperativos. Nos finais de semana, percebe-se um aumento significativo na ocupação hoteleira, mostrando que mais famílias têm escolhido Joinville como cidade de destino turístico.

“Todo o trade tem trabalhado para Joinville ser reconhecida pelos seus atrativos e atividades de lazer, como a Rota Cervejeira, Caminho dos Príncipes, atrativos culturais, turismo rural, entre outros. Estas ações servem para alavancar Joinville no cenário nacional”, destaca Ana Luiza.

O destaque de Joinville no cenário nacional, que se refere a presidente, passa por ações desenvolvidas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Joinville Convention & Visitors Bureau. Isso é resultado também do convênio firmado entre a Prefeitura e o Convention, que tem possibilitado ações de promoção e estratégias específicas por meio de contratação de agência especializada em marketing de destinos.

Nos últimos meses, Joinville esteve em importantes feiras para divulgação da cidade. Um dos exemplos é a Eventos Business Show (EBS) realizada em São Paulo. A feira reuniu membros da indústria de eventos corporativos, e também que trabalham com incentivos, treinamentos, congressos e feiras. Este segmento sempre foi âncora do desenvolvimento econômico e turístico de Joinville.

“Com a participação da cidade nesta feira, estamos estreitando relacionamentos, fazendo novos contatos e buscando atrair eventos para Joinville, além de reforçar a reputação crescente de uma cidade aberta para o turismo e para novos investimentos”, afirma o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Guilherme Gassenferth.

O executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau (CVB), Giorgio Souza, também esteve no evento e participou da rodada de negócios da EBS, apresentando Joinville para mais de 50 empresas.

Outras feiras que Joinville participou são a BNT Mercosul, realizada em Balneário Camboriú, e a WTM Latin America, em São Paulo. Em 2023, também marcou presença na feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a principal do setor na América Latina, e do Festival do Turismo de Gramado (Festuris).

“Nossa intenção é apresentar Joinville para o mercado brasileiro e latino-americano como um destino turístico e estes eventos são uma grande vitrine. Nestas feiras circulam todas as operadoras e agências, além da imprensa especializada. Estar nestes ambientes que circulam todos os players da área de turismo é muito importante para o posicionamento que a cidade busca para o crescimento do setor turístico”, explica a gerente de Turismo, Vanessa Falk.

Rotas

Nos últimos anos Joinville investiu na elaboração de rotas turísticas que levam o visitante, mas também o morador de Joinville, a conhecer as belezas naturais e gastronômicas da cidade. No site visitejoinville.com.br há informações sobre esses destinos.

Além disso, no início de junho, Joinville foi destaque no portal Melhores Destinos, com uma reportagem que é um guia completo com atrações, restaurantes e dicas de hospedagem.

Que tal conhecer o turismo rural de uma cidade, as belezas da serra e em poucos minutos poder aproveitar a gastronomia litorânea, ou tradicional dos imigrantes? É isso que a publicação do Melhores destinos enaltece com riqueza de detalhes.

Artigos relacionados
DESTINOS

MGM Grand em Las Vegas está recebendo 'Friends'

Fãs do clássico da televisão “Friends” podem ir até Las Vegas para uma experiência interativa no 30º aniversário de sua…
DESTINOS

SP dá início à revitalização do Centro Histórico de Santos

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP) inaugurou dois trechos da revitalização da rua Tuyuti, na…
DESTINOS

Maceió e Porto de Galinhas, destinos preferidos para férias no Nordeste, segundo Operadoras de Viagens - BRAZTOA

O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de julho. E dos destinos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :