NEGÓCIOS

Atividades ligadas ao turismo empregam mais de 19,5 mil pessoas no Brasil em abril

Mais emprego e renda para o brasileiro por meio do turismo. É isso mesmo! O setor gerou 19.563 vagas de trabalho durante o mês de abril no país, número quase 6% superior ao registrado no mesmo período de 2023.

A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Entre as atividades que apresentaram melhor desempenho, o ramo de alojamento e alimentação teve uma alta considerável, alcançando a melhor marca até o momento para o ano: 9.411 empregos criados em abril, um crescimento de cerca de 30% na comparação com o mês anterior.

Houve avanços, ainda, em outras atividades econômicas ligadas ao turismo. O segmento de arte e cultura, por exemplo, foi responsável por 3.669 novos postos de trabalho, um aumento de 94% em relação a março deste ano. Além disso, a área de eventos subiu quase 31%, gerando 2.500 novas vagas em abril.

Dentro do setor de serviços, no qual as atividades turísticas estão incluídas, a maioria dos cargos foi ocupada por profissionais com ensino médio completo, o que aponta uma tendência de mais contratações por pequenas e microempresas ligadas ao turismo.

As mulheres seguem representando a maior parte das contratações na área. Em abril, o saldo no setor de serviços atingiu 75.667 contratações femininas, contra 62.642 masculinas. Ao todo, o grupo de serviços empregou 138.309 pessoas ao longo de abril de 2024.

NOVO CAGED

Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas de emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada busca assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas de emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

MTur e ApexBrasil articulam parceria para impulsionar o setor de viagens no Brasil

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, esteve reunida com a diretora de negócios da Agência Brasileira de…
NEGÓCIOS

Mais de 8 milhões de passageiros movimentaram os principais aeroportos no mês de maio

A demanda aérea no mercado brasileiro vem apresentando dados animadores. Apenas no mês de maio deste ano, 8,2 milhões de…
NEGÓCIOS

Com 3,2 milhões de visitantes em 5 meses, chegada de turistas internacionais ao Brasil sobe 8,6%

De janeiro a maio deste ano, o Brasil recebeu 3.264.765 de turistas internacionais. O número no acumulado dos cinco primeiros…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :