ALAGOAS

Litoral Norte, em Alagoas, recebe a corrida 21K Costa dos Milagres, em setembro

Um pedaço do litoral norte alagoano que vem encantando quem conhece suas paisagens exuberantes, com mar calmo, de águas esverdeadas e piscinas naturais, e coqueiros a perder de vista. A Costa dos Milagres é hoje um dos principais destinos turísticos do Nordeste. E é lá que será realizada, no dia 28 de setembro, a 21K Costa dos Milagres. Oportunidade de correr em meio a toda a beleza da região, localizada a cerca de 100 quilômetros da capital, Maceió.

A largada está marcada para a praia do Patacho e a chegada na praia do Marceneiro. O percurso dos 21K terá 70% na areia e os outros 30% em asfalto. A premiação será no mesmo local da chegada, com uma comemoração de encerramento para os atletas com DJ, comidas típicas da região e bebidas, para um brinde de confraternização na festa do Sunset de Premiação, no Beach Club Mira.

As corridas serão de 21 km, 10 km, além de caminhada de 5 km. Paralelamente ao esporte, muitas atrações, voltadas para o turismo, a música e a gastronomia.

A prova de 21 km será individual e em duplas – masculinas, femininas e mistas. A de 10 km e 5 km apenas individual. Haverá categorias por faixa etária somente para os 21 km: 18 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e acima de 60 anos.

Receberão troféus os cinco primeiros colocados da categoria geral 21 km – individual masculino e feminino; os cinco primeiros colocados da categoria geral 10 km – individual masculino e feminino; e as três primeiras duplas colocadas nas categorias geral 21 km – masculino, feminino e mista.

Troféus para os três primeiros colocados de cada faixa etária nos 21 km e três primeiros dos 10 km – individual masculino e individual feminino. Não haverá premiação para a categoria Caminhada. Ganharão medalhas todos os atletas que completarem a prova dentro dos limites de tempo previstos no regulamento. As medalhas serão entregues na arena da chegada. 

Resíduo zero 

O cuidado com o meio ambiente estará presente no evento. Como na água para os participantes. Não serão distribuídos descartáveis, como copinhos de água. No kit entregue aos inscritos, com itens como camiseta, viseira, manguitos e sacola, haverá também uma mochila de hidratação (somente para os 21k e 10k), o próprio atleta transporta sua água. A organização fornecerá postos de abastecimento de água mineral na largada, no revezamento e na chegada.

Apoio ao turismo 

Apoiar o turismo de eventos tem sido prioridade para o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL). Assim, por meio da política pública, é possível fomentar cada vez mais o segmento e movimentar a economia do estado, impactando diretamente na rede hoteleira, na gastronomia, além da possibilidade de gerar mais empregos e renda para Alagoas. Além disso, é uma forma de incentivar a prática esportiva, como será a corrida 21k Costa dos Milagres.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, será mais uma oportunidade para o estado mostrar sua potencialidade, suas belezas, além da sua infraestrutura, atrelando o turismo à prática esportiva em uma das regiões mais conhecidas e desejadas no Brasil e no mundo, como é São Miguel dos Milagres.

“Estamos seguindo uma estratégia de buscarmos eventos para Alagoas com o intuito de incentivarmos, de fato, o fluxo em todas as regiões. Corredores que vêm de outros lugares poderão conhecer de perto nossas belezas naturais, nossa infraestrutura, nossa rede hoteleira e a nossa gastronomia. Tudo isso por meio de uma competição esportiva. Hotéis, pousadas, restaurantes, pequenos negócios, todos ganham com a movimentação dos atletas durante os dias de evento”, diz Bárbara Braga. 

Muita história e beleza 

A cidade era chamada de Nossa Senhora Mãe do Povo. E foi a partir de um acontecimento que se transformou em São Miguel dos Milagres. Segundo a lenda, um pescador humilde encontrou um pedaço de madeira na praia, coberto de musgo e algas marinhas, com a imagem de São Miguel Arcanjo esculpida em sua superfície. Quando ele limpou essa relíquia, aconteceu um milagre: a doença persistente do pescador foi curada, gerando a crença local nos poderes curativos dessas águas. 

O trecho do litoral da Costa dos Milagres é composto por três municípios, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, uma área de proteção ambiental, onde se encontra a segunda maior barreira de corais do mundo. Muitas pousadas e hotéis recebem turistas dos mais variados lugares.

Passeios de jangada são atração. Assim como conhecer um pouco da história local e os sabores da gastronomia. A Rota Ecológica da Costa dos Milagres é um circuito turístico que abrange diversos pontos de interesse ao redor da região, explorando não apenas as belezas naturais, mas também sua rica herança cultural, como a histórica Igrejinha dos Milagres e o Mirante Alto do Cruzeiro.

A 21K Costa dos Milagres tem apoio da Secretaria de Turismo do Governo de Alagoas e do Convention & Visitors Bureau de Costa dos Milagres. A realização é da Destination Races.

Texto e foto: Agência Alagoas

Artigos relacionados
ALAGOAS

Governo inaugura no dia 16 o Centro de Referência Alagoas Feita à Mão

O Governo de Alagoas vai dar este mês mais um passo importante na valorização da cultura e do artesanato local,…
ALAGOAS

Alagoas conquista dois voos extras de Portugal para o Réveillon

Para seguir fortalecendo o turismo internacional, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), vem…
ALAGOAS

Governo de Alagoas e ONU-Habitat renovam parceria em prol da prosperidade urbana

O ONU-Habitat e o Governo de Alagoas apresentaram na quarta-feira (10) a nova fase do Visão Alagoas 2030, uma parceria…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :