DESTINOS

Festival de inverno, gastronomia e festas animam o calendário turístico do Paraná em julho

Festa da Vaca Atolada

O calendário turístico do Paraná está repleto de atrações em julho. São destaques os festivais de inverno e de dança, ambos em Curitiba, e o festival de música, em Londrina, além do Cianorte Festival, no Noroeste do Paraná, com shows e muitas atrações. O calendário também traz as tradicionais festas nos municípios para comemorar datas marcantes, movimentando a economia das cidades e regiões.

O Governo do Paraná reuniu, em um único site, diversas opções de destinos turísticos para aproveitar ao máximo os principais atrativos e destinos. Já as opções de turismo para o frio estão no site www.viajeparana.org.br e contemplam gastronomia, rotas de vinhos, resorts de águas termais, montanhismo e outras dicas.

No Litoral, o Festival de Gastronomia Caiçara movimenta a região de Pontal do Paraná até a próxima sexta-feira, dia 5, com opções diversas de pratos de restaurantes parceiros. Já a Festa da Tainha é opção do turismo em Paranaguá, até dia 7, e na Ilha do Mel durante todo o mês.

O município de Boa Esperança, no Oeste, realiza a 24ª edição da Festa da Vaca Atolada, prato típico regional à base costela de boi e mandioca, que remonta às origens da cidade. O evento acontece em 28 de julho com muitas apresentações musicais. A expectativa é superar o número de 4 mil convites vendidos no ano passado.

Em Curitiba, conhecida como a capital mais fria do Brasil, acontece o Festival de Inverno do Centro Histórico, de 26 de julho a 4 de agosto. A 12ª edição do evento mobiliza bares, restaurantes e outros estabelecimentos desta área da cidade, onde estão igrejas centenárias, monumentos, Casa da Memória. São ofertadas atividades culturais, música, apresentações de dança, teatro, feiras de artesanato e gastronomia típica, além de outras atrações especiais, como visitas guiadas gratuitas em pontos históricos.

A capital também sediará mais uma etapa do Muscle Contest International, um dos maiores eventos de fisiculturismo, de 19 a 21 de julho.

Logo no começo do mês, de sexta-feira a domingo (5 a 7) será realizado, também em Curitiba, a 21ª edição do FIH2 – Festival Internacional de Danças Urbanas. O evento reúne mais de 100 grupos de dança do Brasil e América do Sul. Mais de 2 mil dançarinos profissionais farão performances ligadas ao hip-hop e gêneros urbanos diretamente ao palco do Teatro Positivo.

Já a região Norte do Paraná recebe a 44ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina, de 13 a 21 de julho. Promovido pelo Governo do Estado, Prefeitura de Londrina e outras instituições, o Festival deverá receber mais de 35 mil pessoas, segundo prevê a organização.

No Noroeste, o agito fica por conta do Cianorte Festival, de 19 a 28 de julho, parte das comemorações dos 71 anos da cidade. São shows, atrações culturais, desfiles, comida típica, expositores e parque de diversões na região do Novo Centro. A expectativa é superar o público e movimentação financeira da última edição, que contou com mais 183 mil pessoas e movimentou R$ 4,5 milhões.

Já em Juranda (Centro-Oeste), acontece a Expojur 2024, de 19 a 21, no Centro Municipal de Eventos. A festa tem rodeios, praça de alimentação, atrações culturais e shows.

Nos dias 12 e 13, Guaratuba (Litoral) recebe a 18ª edição do Festival Sul Brasileiro de Pesca, no trapiche da popular Praça dos Namorados. O evento vai reunir competidores e entusiastas da pesca esportiva de todo o Brasil.

Dos dias 18 a 21, Iretama (Centro-Oeste), comemora seu 64º ano de emancipação política com festa típica, alegrada por show, alimentação, rodeios, prova do tambor, cavalgadas e outras apresentações culturais. A programação toma conta do Parque de Exposições do município, com expectativa de atrair uma média de 12 mil pessoas por dia de evento.

Outra comemoração é em Marumbi (Norte) que completa 64 anos de emancipação com uma série de eventos na Praça Central, dos dias 26 a 28. Mais de 4 mil moradores e turistas podem aproveitar shows, apresentações e comida tradicional do município.

Artigos relacionados
DESTINOS

Rio de Janeiro recebeu 760,2 mil turistas internacionais no primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, 760,2 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Rio de Janeiro, o que representa um aumento de…
DESTINOS

Produção de chocolate e canoagem aquecem duas zonas turísticas da Bahia

Após quatro dias de atividades gastronômicas e culturais, o Chocolat Festival Bahia chegou ao fim, no último domingo (21), no…
DESTINOS

Macau recebe mais de 2,55 milhões de visitantes em junho

Em junho, Macau contabilizou mais de 2,55 milhões de visitantes, numa subida de 15,5% face a igual mês do ano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :