ALAGOASDestaques

Pão de Açúcar ganha Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa

Equipamento deve incrementar atividade turística na região do Sertão de Alagoas

A Prefeitura de Pão de Açúcar inaugura, nesta sexta-feira, 5, às 19h, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa, um novíssimo equipamento que reúne a história de Pão de Açúcar em seus aspectos social, ambiental e cultural, por meio de recursos expográficos de alta tecnologia. Artesanato, arqueologia, paleontologia, tradições populares, além do patrimônio material e imaterial do Baixo São Francisco estão representados em painéis interativos, óculos de realidade virtual, projeções de imagens e vasto conteúdo multimídia, fruto de um minucioso trabalho de pesquisa.


O museu é composto por salas temáticas onde vão estar expostos artefatos arqueológicos, fósseis paleontológicos, esculturas de madeira, além de fotografias, pinturas e vídeos que contam a trajetória de Pão de Açúcar e atestam a riqueza cultural e a importância do município sertanejo para Alagoas.

Batizado com o nome de uma das mais importantes personalidades da história de Pão de Açúcar, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa está instalado no prédio histórico da antiga Cadeia Pública, restaurado especialmente para abrigar o museu.

O projeto expográfico e tecnológico é de autoria do Estúdio Núcleo Zero, empresa responsável por assinar diversos projetos em Alagoas, a exemplo do museus do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, do Museu Casa Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, e do Museu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, em São Paulo. Já o projeto arquitetônico e mobiliário é assinado pela arquiteta Fernanda Gueiros.

“Espero que este museu se transforme em um ponto de visitação e admiração aos que o visitarão, eternizando nossas tradições, glorificando a nossa cultura e, ao fim, cumprindo o papel de auxiliar nossa Pão de Açúcar a cumprir o seu destino histórico de cidade turística, com sua história e belezas inigualáveis”, disse o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas.

Um dos destaques do equipamento são as obras de arte de mestres artesãos da Ilha do Ferro, a exemplo de Aberaldo, Valmir e Petrônio, que cederam verdadeiras obras de arte que poderão ser vistas de perto pelos visitantes.

O museu foi pensado e executado em parceria com a população de Pão de Açúcar. Muitas das peças que compõem o acervo foram doadas por artesãos da cidade, numa demonstração de pertencimento. No mesmo sentido, os fotógrafos Celso Brandão e Ricardo Lêdo, que há anos registram as tradições culturais de Pão de Açúcar, cederam gentilmente fotografias para o acervo.

Quem foi Joãozinho Lisboa: João Damasceno Lisboa, também conhecido como Joãozinho Retratista, nasceu em Pão de Açúcar no dia 6 de maio de 1900. Joãozinho destacou-se como fotógrafo, pintor, escultor e projecionista de cinema. Aprendeu fotografia com Segismundo Maciel e se tornou um renomado fotógrafo da região. Pintou a marquise da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e esculpiu diversas obras, incluindo a icônica estátua do Cristo Redentor, no Morro do Cavalete, cartão postal de Pão de Açúcar, e o busto do mártir Bráulio Cavalcante. Contribuiu significativamente para a arte em Alagoas, deixando um importante legado em monumentos e fotografias. João Lisboa faleceu em 8 de dezembro de 1990.

SERVIÇO
O quê: Inauguração do Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa
Quando: Sexta-feira, 5 de julho
Horário: 19h
Onde: Avenida Bráulio Cavalcante, Centro de Pão de Açúcar

Artigos relacionados
ALAGOAS

Governo inaugura no dia 16 o Centro de Referência Alagoas Feita à Mão

O Governo de Alagoas vai dar este mês mais um passo importante na valorização da cultura e do artesanato local,…
Destaques

Las Vegas aumenta o volume em festivais de música de outono

Os resorts da Las Vegas Strip se tornaram famosos por sediar residências de grandes artistas musicais no auge de sua…
Destaques

Embratur coloca Ceará em destaque em exposição durante os Jogos Olímpicos de Paris

A Embratur, o Sebrae e o Governo do Ceará – por meio da Secretaria do Turismo (Setur) – irão apresentar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :