A Prefeitura de Pão de Açúcar inaugura, nesta sexta-feira, 5, às 19h, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa, um novíssimo equipamento que reúne a história de Pão de Açúcar em seus aspectos social, ambiental e cultural, por meio de recursos expográficos de alta tecnologia. Artesanato, arqueologia, paleontologia, tradições populares, além do patrimônio material e imaterial do Baixo São Francisco estão representados em painéis interativos, óculos de realidade virtual, projeções de imagens e vasto conteúdo multimídia, fruto de um minucioso trabalho de pesquisa.
O museu é composto por salas temáticas onde vão estar expostos artefatos arqueológicos, fósseis paleontológicos, esculturas de madeira, além de fotografias, pinturas e vídeos que contam a trajetória de Pão de Açúcar e atestam a riqueza cultural e a importância do município sertanejo para Alagoas.
Batizado com o nome de uma das mais importantes personalidades da história de Pão de Açúcar, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa está instalado no prédio histórico da antiga Cadeia Pública, restaurado especialmente para abrigar o museu.
O projeto expográfico e tecnológico é de autoria do Estúdio Núcleo Zero, empresa responsável por assinar diversos projetos em Alagoas, a exemplo do museus do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, do Museu Casa Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, e do Museu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, em São Paulo. Já o projeto arquitetônico e mobiliário é assinado pela arquiteta Fernanda Gueiros.
“Espero que este museu se transforme em um ponto de visitação e admiração aos que o visitarão, eternizando nossas tradições, glorificando a nossa cultura e, ao fim, cumprindo o papel de auxiliar nossa Pão de Açúcar a cumprir o seu destino histórico de cidade turística, com sua história e belezas inigualáveis”, disse o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas.
Um dos destaques do equipamento são as obras de arte de mestres artesãos da Ilha do Ferro, a exemplo de Aberaldo, Valmir e Petrônio, que cederam verdadeiras obras de arte que poderão ser vistas de perto pelos visitantes.
O museu foi pensado e executado em parceria com a população de Pão de Açúcar. Muitas das peças que compõem o acervo foram doadas por artesãos da cidade, numa demonstração de pertencimento. No mesmo sentido, os fotógrafos Celso Brandão e Ricardo Lêdo, que há anos registram as tradições culturais de Pão de Açúcar, cederam gentilmente fotografias para o acervo.
Quem foi Joãozinho Lisboa: João Damasceno Lisboa, também conhecido como Joãozinho Retratista, nasceu em Pão de Açúcar no dia 6 de maio de 1900. Joãozinho destacou-se como fotógrafo, pintor, escultor e projecionista de cinema. Aprendeu fotografia com Segismundo Maciel e se tornou um renomado fotógrafo da região. Pintou a marquise da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e esculpiu diversas obras, incluindo a icônica estátua do Cristo Redentor, no Morro do Cavalete, cartão postal de Pão de Açúcar, e o busto do mártir Bráulio Cavalcante. Contribuiu significativamente para a arte em Alagoas, deixando um importante legado em monumentos e fotografias. João Lisboa faleceu em 8 de dezembro de 1990.