BLOG DO MOZART LUNA

Pão de Açúcar ganha Museu de Arte e Cultura e se consolida como destino turístico diferenciado na região do Sertão. Espaço conta com recursos tecnológicos e peças de artesanato e fotográfico. Piranhas e Japaratinga ganha Plano Diretor.

Pão de Açúcar ganha museu

O município de Pão de Açúcar aos poucos vem se consolidando como um destino turístico diferenciado em Alagoas, tanto pela sua beleza natural às margens do rio São Francisco, como pelo seu artesanato e cultura. Para abrilhantar ainda mais este potencial, está sendo inaugurado hoje o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa, um novíssimo equipamento que reúne a história do município.

Espaço da cultura e turismo

O Museu proporciona os aspectos social, ambiental e cultural, por meio de recursos expográficos de alta tecnologia. Artesanato, arqueologia, paleontologia, tradições populares, além do patrimônio material e imaterial do Baixo São Francisco estão representados em painéis interativos, óculos de realidade virtual, projeções de imagens e vasto conteúdo multimídia, fruto de um minucioso trabalho de pesquisa.

Arqueologia e paleontologia

O museu é composto por salas temáticas onde vão estar expostos artefatos arqueológicos, fósseis paleontológicos, esculturas de madeira, além de fotografias, pinturas e vídeos que contam a trajetória de Pão de Açúcar e atestam a riqueza cultural e a importância do município sertanejo para Alagoas.

Joãozinho Lisboa

Batizado com o nome de uma das mais importantes personalidades da história de Pão de Açúcar, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa está instalado no prédio histórico da antiga Cadeia Pública, restaurado especialmente para abrigar o museu. Joãozinho Lisboa, também conhecido como Joãozinho Retratista, nasceu em Pão de Açúcar no dia 6 de maio de 1900. Joãozinho destacou-se como fotógrafo, pintor, escultor e projecionista de cinema.

Referência em Museus

O projeto expográfico e tecnológico é de autoria do Estúdio Núcleo Zero, empresa responsável por assinar diversos projetos em Alagoas, a exemplo do museus do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, do Museu Casa Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, e do Museu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, em São Paulo. Já o projeto arquitetônico e mobiliário é assinado pela arquiteta

Fernanda Gueiros.

Artesanato da Ilha do Ferro

Um dos destaques do equipamento são as obras de arte de mestres artesãos da Ilha do Ferro, a exemplo de Aberaldo, Valmir e Petrônio, que cederam verdadeiras obras de arte que poderão ser vistas de perto pelos visitantes. No mesmo sentido, os fotógrafos Celso Brandão e Ricardo Lêdo, que há anos registram as tradições culturais de Pão de Açúcar, cederam gentilmente fotografias para o acervo

Plano diretor Piranhas e Japaratinga

Fomentar o turismo e evidenciar a sua importância em relação ao ordenamento urbano, a infraestrutura e o planejamento sustentável das cidades têm sido um trabalho constante do Governo do Estado. Com este intuito, o governador Paulo Dantas, ao lado da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, entregaram os Planos Diretores dos municípios de Japaratinga e Piranhas aos seus respectivos prefeitos. As entregas foram realizadas nesta terça-feira (2), no Palácio República dos Palmares.

Prefeitos presentes

Os prefeitos José Severino (Del), de Japaratinga, e Tiago Freitas, de Piranhas, receberam das mãos do governador Paulo Dantas os planos diretores que têm o objetivo de colocar em prática o planejamento de infraestrutura, ordenamento e serviços vinculados ao turismo sustentável.

Potencial turístico

Para a secretária de Estado de Turismo, Bárbara Braga, a iniciativa é mais um investimento estratégico do Governo do Estado para consolidar regiões consideradas potências turísticas, tendo em vista um maior fluxo de visitantes, considerando que as cidades têm infraestruturas adequadas para recebê-los.

Piranhas brilhando

O prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, agradeceu ao Governo de Alagoas pelo empenho na entrega do plano diretor do município. “É com muita satisfação e alegria que, depois de quase 16 anos, podemos ter um novo plano diretor. O último que teve em Piranhas foi na época que o deputado Inácio Loiola foi prefeito, em 2006, 2007.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Operadoras de turismo apontam Maceió como o destino mais procurado no Nordeste para Férias. Nordeste lidera no ranking nacional a demanda de turistas. Destino de Sol e Mar são os mais procurados. Maceió Convention faz homenagem a impulsionadores do turismo.

  Maceió para férias O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de…
BLOG DO MOZART LUNA

Congresso Nacional de Contabilidade Municipal em Brasília discute contabilidade pública do Governo Federal e Tribunais de Contas. Objetivo é orientar aos gestores sobre temas municipais.

Contabilidade municipal Representantes de Municípios e especialistas de todo o país lotaram o auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)…
BLOG DO MOZART LUNA

Primeira parcela do FPM e 1% Extra nas contas das prefeituras com 13,11% de aumento. Prefeitos comemoram 10 anos do percentual extra. Curso de capacitação de mão de obra em Japaratinga

FPM 13,11% positivo A primeira parcela geralmente, é a maior do mês, representando quase metade do valor esperado para o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :