DESTINOS

Baixo Tapajós, no Pará, contará com Grupo de Trabalho para desenvolvimento turístico da região

O Ministério do Turismo coordenará um Grupo de Trabalho Interinstitucional para orientar o desenvolvimento turístico sustentável do Baixo Tapajós, no Pará. A Portaria MTUR Nº 27, assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, foi publicada nesta segunda-feira (08.07) no Diário Oficial da União. Os técnicos ministeriais irão elaborar, por meio da atividade turística, um plano de desenvolvimento para a região, contemplando os municípios de Belterra e Santarém. As cidades fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

O Grupo apresentará um diagnóstico do Baixo Tapajós contendo informações sobre a atual oferta turística e o potencial para a atividade na região, além de orientar a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável. O documento deverá conter diretrizes, metas, ações, estrutura de governança e estimativa de impacto orçamentário para sua implementação.

A ideia é desenvolver mecanismos e propor medidas para auxiliar na solução de problemas que dificultam o desenvolvimento do turismo sustentável na região. Entre as áreas trabalhadas estão: infraestrutura e saneamento básico; ordenamento e regularização da região; estruturação de produtos e experiências turísticas e estratégia de marketing para promoção da região; fomento à economia criativa e circular; atração de investimentos, parcerias e concessões para a região, além da criação e acesso a linhas de crédito voltadas ao fomento da atividade turística na região.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a iniciativa fortalecerá a oferta de experiências a visitantes do estado durante a COP 30 em Belém, em 2025, favorecendo a geração de emprego e renda no estado. “Estamos fortemente empenhados em garantir que o Pará e toda a Amazônia possam apresentar suas belezas naturais e culturais únicas para o mundo. E esse trabalho criará novas oportunidades para as populações indígenas e ribeirinhas do Baixo Tapajós, proporcionando o adequado aproveitamento do potencial da região”, destaca.

O Grupo de Trabalho Interinstitucional, com duração inicial de seis meses, é composto pelos ministérios do Turismo; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Também integram o GT representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Governo do Estado do Pará.

Preoparação

O Ministério do Turismo tem promovido uma série de ações de preparação do setor para a COP 30. Entre elas, foi realizado um aporte de R$ 100 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para a concessão de financiamentos em condições especiais a empreendimentos turísticos privados do estado, contemplando a realização de obras e obtenção de capital de giro.

Outra ação é a implementação de um projeto de desenvolvimento do turismo de base comunitária na cidade de Belém e nas ilhas metropolitanas dos arredores da capital paraense, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Embratur. A iniciativa contará com um investimento de R$ 6 milhões do Fundo Socioambietal da Caixa e possibilitará expandir a oferta de experiências autênticas e que envolvem a participação ativa de comunidades nativas da região.

Atrativos

Conhecida como “A Pérola do Tapajós”, Santarém se destaca pela singular cerâmica tapajônica, além das deslumbrantes praias fluviais do distrito de Alter do Chão. Belterra abriga atrativos naturais e culturais, como o Museu de Ciência da Amazônia (MuCA), que ajuda o visitante a conhecer a trajetória local. Situado no antigo prédio da administração da Companhia Ford, o espaço retrata a influência da empresa na região, com exposições interativas e artefatos históricos.

Artigos relacionados
DESTINOS

MGM Grand em Las Vegas está recebendo 'Friends'

Fãs do clássico da televisão “Friends” podem ir até Las Vegas para uma experiência interativa no 30º aniversário de sua…
DESTINOS

SP dá início à revitalização do Centro Histórico de Santos

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP) inaugurou dois trechos da revitalização da rua Tuyuti, na…
DESTINOS

Maceió e Porto de Galinhas, destinos preferidos para férias no Nordeste, segundo Operadoras de Viagens - BRAZTOA

O inverno chegou, mas os brasileiros seguem buscando sol e calor para aproveitar as férias de julho. E dos destinos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :