Notícias

MTur oferece curso gratuito de capacitação em inglês para qualificar atendimento a turistas

rofissionais da linha de frente do atendimento a visitantes estrangeiros no Brasil têm a oportunidade de aprimorar a comunicação junto a esse público e elevar a qualidade dos serviços prestados. De forma totalmente gratuita, o Ministério do Turismo disponibiliza o curso “Would You Like” que por meio de vídeos ilustrativos e didáticos, permite que trabalhadores, mesmo os de baixa escolaridade, aprendam expressões básicas do idioma em até seis meses.

O público-alvo do método engloba artesãos, garçons, comerciantes de rua de alimentos e bebidas, comerciantes de mercados municipais, condutores de turismo náutico, condutores de pesca esportiva, profissionais de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), bugueiros, atendentes de quiosques de praia, taxistas, motoristas de aplicativos e funcionários de meios de hospedagem.

O curso de inglês “Would You Like” do Ministério do Turismo proporciona uma aplicação específica, direta e de fácil aprendizagem, reunindo um total de 1 hora e 30 minutos de conteúdos audiovisuais voltados à capacitação na área. A qualificação no setor se torna ainda mais relevante diante da crescente chegada de turistas internacionais ao Brasil, quadro que exige o adequado atendimento por profissionais do setor.

De janeiro a maio de 2024, segundo dados do MTur, da Embratur e da Polícia Federal, cerca de 2,9 milhões de visitantes estrangeiros estiveram no Brasil, número 10% superior ao registrado no mesmo período de 2023. Ao longo de todo o ano de 2023, o país recebeu 5,9 milhões de estrangeiros, quantidade que representou uma alta de 62,7% na comparação com 2022 (3,6 milhões).

O MTur também oferece outras capacitações em várias disciplinas destinadas ao aperfeiçoamento de trabalhadores do segmento de norte a sul do Brasil. Estão abertas, por exemplo, vagas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A qualificação tem número ilimitado de participantes, e as inscrições podem ser feitas até 18 de agosto desse ano. Para se inscrever no curso é necessário ter certificado de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) e Caderneta de Inscrição e Registro (CIR).

Ao longo do primeiro semestre de 2024, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de 9,4 mil vagas a trabalhadores e estudantes do setor em vários cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. As oportunidades são ofertadas a partir de uma plataforma própria do MTur e por meio de parcerias com instituições de ensino do país, a exemplo de institutos federais de educação e universidades públicas.

Foto: MTur/ Freepik

Artigos relacionados
Notícias

Inscrições estão abertas para processo seletivo da Embratur com cargos de níveis médio e superior

As inscrições para o processo seletivo da Embratur já estão abertas. São 40 vagas ofertadas para os cargos de analista…
Notícias

Anac monitora possíveis impactos do apagão cibernético ao transporte aéreo no país

Desde que houve o apagão cibernético global nesta sexta-feira, 19 de julho, a Agência Nacional de aviação Civil (Anac) intensificou…
Notícias

Comissão analisará contribuições da sociedade para aprimorar transporte aéreo de pets

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançaram uma comissão multidisciplinar para avaliar as demandas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :