EVENTOS

Contagem regressiva para a abertura do Salão do Turismo

Falta menos de um mês para a abertura do Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de agosto no Rio Centro, Rio de Janeiro. A 8ª edição do evento já tem a presença confirmada de todas as Secretarias Estaduais de Turismo e deve receber cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias.

Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão busca promover destinos e impulsionar a atividade turística no país. Por meio de experiências imersivas, os visitantes poderão conhecer melhor as vivências turísticas que refletem a cultura e a natureza dos diferentes destinos, enfatizando a história, a memória, o respeito e a inclusão social.

Em um espaço de 40 mil m², no Rio Centro, as unidades federativas serão organizadas em macrorregiões para apresentar ao público os atrativos turísticos de cada localidade, destacando cultura, gastronomia, atividades artísticas, diversidade natural e muito mais. No espaço “Vitrine Brasil”, área dedicada para artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés do Brasil, o público poderá apreciar vários produtos nacionais e conferir grandes espetáculos e shows, entre outras exposições.

Haverá também muitos debates! No Núcleo de Conhecimento, o MTur e os demais parceiros se reunirão para promover um intercâmbio de informações e a troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo responsável e inclusivo.

Com uma programação intensa, o Salão será uma oportunidade para promover e incentivar a estruturação, qualificação e comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para um melhor posicionamento e competitividade nos mercados nacional e internacional.

O 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é realizado pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Retomada

Após 12 anos, o Salão do Turismo voltou a acontecer em dezembro de 2023, em Brasília (DF) e superou as expectativas, reunindo, na sua 7ª edição mais de 37 mil pessoas.

As cinco regiões do Brasil estiveram no evento, promovendo suas belezas naturais, culturais e históricas. Os 26 estados e o Distrito Federal trouxeram a combinação do que há de melhor para a formação da cultura de viagens no Brasil. Foram apresentadas 758 experiências, desde representantes de destinos turísticos tradicionais até os que trouxeram as inovações no setor.

Autoridades nacionais, internacionais e do trade turístico também marcaram presença no Salão. Estiveram presentes mais de mil representantes, desde parlamentares, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, secretários estaduais e municipais de turismo, prefeitos, embaixadores, além da representação da Organização Mundial do Turismo (OMS), com o secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili.

O Salão promoveu 14 atividades do Núcleo de Conhecimento, entre oficinas, palestras, reuniões, painéis e mesas redondas e reuniu 27 grupos regionais de música e danças típicas brasileiras, além de shows com artistas renomados.

Foto: Roberto Castro

Artigos relacionados
EVENTOS

Experiências imersivas prometem encantar os visitantes no Salão do Turismo

Já pensou em fazer um voo de asa delta? Ou talvez mergulhar pelas águas cristalinas de Bonito (MS)? Ou ainda…
EVENTOS

Estilo de vida carioca será apresentado aos europeus na Olimpíada da França

A arquitetura do Rio de Janeiro (RJ), seus bairros e belezas naturais, praias, montanhas, o estilo de vida e a…
EVENTOS

Segunda edição do The Collection reúne empresas de luxo do setor de turismo e festas

Nos dias 23 e 24 de agosto, será realizada a segunda edição do “The Collection”, evento que reúne os mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :