LEVANTANDO ÂNCORASMEIO AMBIENTE

MSC publica seu relatório de sustentabilidade de 2023

MSC Grandiosa

A MSC Cruzeiros publicou, hoje, o seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, com uma análise de desempenho do período de 12 meses nas áreas de meio ambiente, social e de governança. O relatório também inclui informações sobre a empresa-irmã da Companhia e marca de viagens de luxo, Explora Journeys, que lançou o EXPLORA I no ano passado – o primeiro de seis navios da sua frota. Também foram publicadas tabelas de dados detalhadas, incluindo operações, emissões, água, resíduos, número de funcionários e distribuição por gênero.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, afirmou: “Começamos a publicar um Relatório de Sustentabilidade anual em 2019, tornando este o nosso quinto relatório. Durante esse período, nosso compromisso em alcançar nossos objetivos permanece tão forte como sempre. Nossa abordagem às questões ambientais, sociais e de governança tornou-se mais sofisticada à medida que empregamos mais formas de gerenciar nossas atividades de maneira mais dinâmica. Isso reflete a nossa paixão, não apenas em estarmos alinhados com as expectativas dos nossos públicos de interesse e navegar em um cenário regulatório complexo, mas também em fazer mudanças significativas e mensuráveis que tenham um impacto positivo a longo prazo para nossos hóspedes, nossos funcionários e em nosso planeta.

“Continuamos totalmente comprometidos com o nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa até 2050, alinhado com a estratégia da Organização Marítima Internacional (IMO) – mas alcançar zero emissões líquidas não pode ser feito sozinho. Continuamos a trabalhar extensivamente com os nossos parceiros próximos, incluindo os estaleiros, fornecedores de tecnologia, fornecedores de combustível e muitos outros, e estou satisfeito com o progresso que estamos fazendo como indústria. Continuamos defendendo a regulamentação de uma forma justa, que não discrimine o nosso setor.”

Os destaques das atividades da MSC Cruzeiros em 2023 incluem:

A intensidade de carbono da frota melhorou 6,5% em comparação com 2022, marcando uma redução de 37,8% desde 2008. Esse progresso coloca a Companhia no caminho certo para atingir a meta da IMO de redução de 40% da intensidade de carbono antes do prazo final de 2030.
Lançamento do segundo navio movido a gás natural liquefeito (GNL), o MSC Euribia, com uma viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) da França à Dinamarca. A MSC Cruzeiros continua comprometida com o GNL, como um importante caminho para a descarbonização marítima. O GNL fóssil oferece reduções imediatas de emissões de GEE em comparação com os combustíveis marítimos convencionais e é um caminho direto para alternativas renováveis como o bio-GNL e o GNL sintético renovável.
44 conexões de energia proveniente de terra bem-sucedidas para os navios da Companhia, em oito portos na Noruega, Alemanha, Reino Unido e em Malta. A energia proveniente de terra desempenha um papel importante na estratégia da MSC Cruzeiros para reduzir as emissões, pois permite que os seus navios se liguem à rede elétrica local no atracadouro e desliguem os motores, eliminando as emissões diretas quando estão no porto. A meta para o final do ano de 2024 é de 220 conexões e a Companhia está totalmente comprometida em utilizar energia proveniente de terra em todos os portos onde a tecnologia estiver disponível.
A gestão de água doce produziu 87,2% da água necessária a bordo da frota – mais de 6,4 milhões de metros cúbicos – por meio da dessalinização. A utilização mais eficiente resultou em uma redução do consumo de água a bordo de 226 litros por hóspede por dia em 2022 para 187 litros em 2023, representando uma redução de 17,2%.
Colaboração com os especialistas em inteligência natural e DNA ambiental da NatureMetrics, para analisar amostras de água do mar de três embarcações, identificando mais de 4.000 espécies de animais diferentes, utilizando técnicas de identificação de DNA, com resultados disponibilizados à comunidade científica. O projeto tem alcance mundial, com dados que contribuem para o eBioAtlas, um programa global da NatureMetrics e da IUCN.

O relatório mostra também que em 2023 a frota de 22 navios da MSC Cruzeiros transportou 4.081.393 hóspedes, realizou 385 itinerários para 102 países em todo o mundo e ofereceu 2.150 excursões em terra.

A força de trabalho totalizou 49.874 pessoas, representando 144 nacionalidades diferentes, com 18.866 novas contratações de tripulantes durante o ano. Um novo pacote de iniciativas para a tripulação foi introduzido em 2023 com aumento de salários, melhorias na rotatividade da equipe e mais treinamentos.

Artigos relacionados
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC lança pacote completo com voo partindo de Belém para MSC Grand Voyages da Europa ao Brasil

Com o objetivo de proporcionar mais comodidade e facilidade aos hóspedes que desejam realizar uma incrível viagem em alto-mar da…
LEVANTANDO ÂNCORAS

Royal Caribbean trabalha nova classe de navios menores

A Royal Caribbean International está trabalhando em uma nova classe de navio que “será realmente emocionante, mas não podemos dizer…
MEIO AMBIENTE

Alagoas Ambiental participa do encontro Território Sustentável

Com o propósito de promover um futuro mais verde e limpo, por meio de práticas inovadoras de tratamento de resíduos,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :