GASTRONOMIA

Jeito brasileiro de fazer pizza conquista turistas do mundo todo

Que o brasileiro é louco por pizza, todo mundo já sabe, mas no Dia Mundial da Pizza, o Ministério do Turismo relembra os 25 restaurantes brasileiros que entraram no guia italiano 50 Top Pizza e mostram que a nossa culinária é mesmo um dos maiores atrativos para turistas de todo o mundo.

O ranking elencou as 50 melhores pizzarias da América Latina e metade da lista foi dominada pelas casas brasileiras. Além disso, o guia traz a melhor pizza e o melhor pizzaiolo da região, e adivinhe só? Todos são brasileiros! A cidade de São Paulo é a maior recordista da lista, acumulando o título de melhor pizzaria com a Leggera Pizza Napoletana; a melhor pizza, com a Sobrasada PIRINEUS, de A Pizza da Mooca e o melhor pizzaiolo, Matheus Ramos, do QT Pizza Bar.

Mas apesar da terra da garoa ter sido consagrada pelo guia com os tops do ranking, outras 12 cidades brasileiras figuram com destaque na lista, como Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Brasília (DF), Santo André (SP), Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS), Bento Gonçalves (RS), Governador Valadares (MG), Carlos Barbosa (RS), Santos (SP), Domingos Martins (ES) e Passo Fundo (RS).

Um estudo realizado pela empresa VR divulgou os dados mais curiosos sobre a comida para os brasileiros. Por exemplo, de acordo com o levantamento, o sabor mais consumido pela nossa população é a Marguerita, representando 20% das escolhas dos entrevistados, seguida pela tradicional calabresa, com 17,3% das preferências e a quatro queijos, com 12%, que detêm o terceiro lugar.

Além disso, o estudo também revelou a frequência com que o brasileiro costuma saborear a iguaria. Cerca de 37% dos brasileiros comem pizza a cada 15 dias, enquanto 27,8% consomem semanalmente. Os dias da semana preferidos para se deliciar são sábados (75%), sextas-feiras (61%) e domingos (48%).

No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, em homenagem ao prato tipicamente italiano. Porém, muitos historiadores acreditam que a verdadeira origem da iguaria não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios e hebreus que, há mais de seis mil anos já produziam pães que tinham como base a receita da pizza de hoje em dia. Entretanto, não dá para negar que os italianos difundiram, e muito bem, a fama da saborosa massa.

A cidade de São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza, mas cada estado brasileiro tem seu jeitinho e seu sabor favorito na hora de saborear uma bela pizza.

Artigos relacionados
GASTRONOMIA

Destinos paulistas para experimentar as melhores pizzarias do país

A famosa gastronomia paulista deve muito à tradição centenária da pizza em todo o Estado. Com mais de meio milhão…
GASTRONOMIA

Brasil tem dois restaurantes na lista de melhores do mundo

Dois restaurantes brasileiros foram destaques na lista dos 50 melhores do mundo! A Casa do Porco, na cidade de São…
EVENTOSGASTRONOMIA

Festival em Pirenópolis (GO) reúne jazz, gastronomia e premia vinhos do Cerrado

Degustações orientadas de vinhos premiados – com destaque para a produção goiana e do Distrito Federal -, palestras com especialistas,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :