CIA AÉREAS

LATAM Brasil amplia em 5,7% sua oferta de assentos em junho em relação a 2023

O grupo LATAM ampliou em 15,9% sua oferta de assentos medida em ASK¹ para o mês de junho, impulsionado por um incremento de 25,2% na oferta internacional e de 9,4% na oferta doméstica das filiais do Chile, Colômbia, Equador e Peru. A LATAM no Brasil também mostrou bom desempenho ao reportar aumento de 5,7% na oferta doméstica, mesmo em um período de demanda impactada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O volume acumulado no semestre da operação brasileira cresceu 5,6% com relação a 2023.

A demanda de passageiros medida em RPK² em junho registrou aumento de 17,6%, explicada pelo crescimento de 25,5% na demanda do segmento internacional e de 11,5% na demanda doméstica das filiais do Chile, Colômbia, Equador e Peru. No Brasil, o crescimento da demanda doméstica foi de 8,6% em junho, e de 9% no semestre.

A taxa de ocupação em junho alcançou 84,2%, com crescimento de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2023. A sólida ocupação do segmento internacional foi destaque ao registrar 85,4%. 

O grupo LATAM transportou mais de 6,5 milhões de passageiros em junho, número 10,3% acima do mesmo mês em 2023. Desta forma, durante o segundo trimestre, o grupo movimentou 19,1 milhões de passageiros, crescimento de 11,7% com relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

A operação cargueira teve sua capacidade ampliada em 17,2% (medida em ATK³) com relação a junho de 2023 e alcançou 670 milhões de toneladas-quilômetro disponíveis.

FECHAMENTO DO AEROPORTO DE PORTO ALEGRE

Devido às enchentes no estado do Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (POA) interrompeu suas operações de forma indefinida em maio de 2024. Esse fato obrigou a LATAM Airlines Brasil a cancelar a totalidade de sua operação no aeroporto, que contava até abril de 2024 com uma média de 24 frequências diárias.

Desta forma, entre os meses de maio e junho, o grupo destinou 12% de sua capacidade para outros mercados, tanto a nível doméstico quanto internacional, e espera retomar os 100% desta operação para outros aeroportos ou rotas em agosto.

A LATAM Airlines Brasil reiniciará suas operações em Porto Alegre tão logo o aeroporto local reinicie suas atividades.

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

Air India introduzirá avião A350 em duas rotas dos EUA

A Air India começará a usar novas aeronaves Airbus A350-900 em duas rotas nos EUA nos próximos meses. A companhia…
CIA AÉREAS

GOL anuncia expansão da oferta de voos para a Região Metropolitana de Porto Alegre

A GOL Linhas Aéreas anuncia o aumento da oferta de voos entre a base aérea de Canoas (QNS), na Região…
CIA AÉREAS

Resgate aéreo alcança recorde histórico em 2024 com mais de 2,5 milhões de passagens emitidas com pontos

Com o número cada vez maior de brasileiros familiarizados aos programas de fidelidade, o resgate aéreo encerrou o primeiro semestre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :