Destaques

MTur te ajuda a se preparar para as férias de julho

Com as férias escolares de julho, muitas famílias se preparam para viajar. Para garantir que tudo corra bem, é essencial estar atento a alguns cuidados que podem tornar sua viagem ainda melhor. Confira as dicas que o Ministério do Turismo preparou para você e aproveite suas férias.

Escolhendo o destino.
Antes de comprar sua passagem, preste atenção nas informações que a companhia aérea ou a agência de viagens deve fornecer. As empresas aéreas costumam oferecer diferentes tarifas, cada uma com variações nos valores e nos serviços disponíveis. Caso tenha alguma alteração no voo, seja no horário ou no itinerário, a empresa deve informar essa mudança com antecedência.

Pronto! Destino escolhido, agora…
Após definir seu destino, tenha todas as informações importantes sobre a cidade que irá visitar, como o clima, a hospedagem e a localização do hotel, bem como os percursos que você realizará e a cultura e os costumes locais. Leve na mala itens essenciais e esteja atento à documentação necessária, especialmente das crianças menores de idade. Fique de olho na sua bagagem e nos bens de valor quando estiver em locais públicos, como saguões de hotéis, aeroportos e rodoviárias.

Viajando com crianças e adolescentes…
Para viagens dentro do Brasil, menores de 16 anos não precisam de autorização se estiverem acompanhados por um dos pais, responsável legal, ou por avós, tios ou irmãos maiores de idade, desde que o parentesco seja comprovado com documentos.

Chegou a hora…
Confira seu comprovante de passagem, que contém informações importantes como o dia e horário de apresentação no aeroporto além do número e hora do voo. Não se esqueça do documento de identificação. Em viagens de avião, fique atento também ao peso da bagagem de mão e aos itens proibidos no embarque, como facas, tesouras e alguns produtos em aerossol.

Se a viagem for de carro…
Faça uma revisão mecânica no seu veículo, verificando itens de segurança como pneus, freios e suspensão, que devem estar em boas condições para garantir uma viagem segura e tranquila. Além disso, verifique se a documentação do veículo e sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão dentro da validade.

Vou curtir a natureza…
Antes de realizar atividades em ambientes naturais, procure o máximo de informações sobre elas, suas características e os riscos envolvidos. Se contratar um serviço, a agência de turismo ou o profissional deve fornecer todas as informações necessárias. Certifique-se de que o prestador do serviço tem registro no Cadastur, o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo. Basta digitar o estado de origem e o nome da empresa para verificar o registro.

Não caia em golpes!
Esteja atento à oferta de serviços por meio de anúncios na internet e folhetos. No caso de pacotes, as propagandas devem ser claras, com informações precisas sobre valores de trechos aéreos, terrestres e marítimos, traslados, taxas de embarque, tipo de acomodação, número de pernoites, refeições inclusas, guias e despesas extras por conta do turista. Verifique também se não há denúncias contra a agência contratada.

CARTILHAS “CONSUMIDOR TURISTA”

Gostou dessas dicas? O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desenvolveu cartilhas para garantir melhores experiências aos viajantes. Com linguagem clara e objetiva, os guias – disponíveis AQUI – estão recheados de informações sobre direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e na contratação de serviços. Divididas em cinco módulos, a cartilha “Consumidor Turista” detalha os principais passos para que o turista tenha uma viagem segura e tranquila.

Artigos relacionados
Destaques

Alagoas comemora mais de 4.500 certificados entregues no primeiro ano da Escola de Turismo

O governador Paulo Dantas comemorou, ontem, 18, durante solenidade no Palácio República dos Palmares, o primeiro ano do programa Escola…
Destaques

Brasil fecha o primeiro semestre com 3,6 milhões de turistas internacionais

O turismo brasileiro encerra o primeiro semestre de 2024 com mais uma conquista: a marca de 3.597.239 turistas internacionais visitando…
Destaques

Em um ano de atuação, Escola do Turismo gera emprego, renda e oportunidades para alagoanos

Uma política pública efetiva e que vem mudando a realidade de muitos cidadãos alagoanos em diversos municípios. O Escola do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :