LEVANTANDO ÂNCORAS

Com Utopia, Royal Caribbean aposta na estratégia de navios grandes e cruzeiros curtos

 Música de alta energia. Escapadas curtas. Um papagaio com atitude. É isso que a Royal Caribbean International está entregando com o Utopia of the Seas , o sexto navio da classe Oasis da linha que começou a navegar de Port Canaveral, Flórida. 

A Royal está comercializando o Utopia como “o maior fim de semana do mundo”, um aceno tanto para o tamanho do navio — o segundo maior navio de cruzeiro do mundo — quanto para seu foco em cruzeiros de três e quatro dias. A Royal está usando esses dois atributos para atrair novos passageiros, tanto os novos para a marca quanto os novos para cruzeiros em geral. O porto de origem do navio em Port Canaveral atrai pessoas que querem adicionar um cruzeiro às suas férias no parque temático de Orlando. E, claro, também é voltado para qualquer um que queira apenas uma escapada rápida e divertida.

Executivos da Royal disseram que a estratégia de colocar um navio da classe Oasis no circuito de cruzeiros curtos funcionou bem. O navio atraiu um “grande número” de reservas de novos cruzeiros, disse o CEO da Royal Caribbean, Michael Bayley. Embora ele não tenha revelado quantos novos passageiros reservaram o Utopia, ele disse que os novos passageiros tendem a ser mais jovens e querem um fim de semana de festa. 

“Este navio vai ter muita energia de festa”, disse Bayley durante um cruzeiro de pré-estreia de três dias, que fez escala no Perfect Day em CocoCay, a ilha particular da linha nas Bahamas. “Eles querem ir e ter um fim de semana incrível.”

O navio fará itinerários de três dias para Perfect Day e viagens de quatro noites para Perfect Day e Nassau, que no ano que vem abrigará o Royal Beach Club da marca.

O Utopia parece muito com seus navios irmãos da classe Oasis, disseram os consultores de viagem a bordo. Os conceitos de bairro permanecem inalterados: o Royal Promenade se estende pelo coração do navio, o Central Park está cheio de plantas de verdade e há dezenas de restaurantes que retornam. 

O que parece novo é a energia do navio, com música animada, shows emocionantes e novos locais para ajudar os hóspedes a se acostumarem rapidamente ao clima de férias. 

O Pesky Parrot é um desses locais. Substituindo o Bionic Bar no calçadão, ele se baseia no conceito de um papagaio rude e envelhecido. Um pássaro animatrônico chamado Brian ficará no bar e se comportará como um membro da família que fica irritado quanto mais bebe, disse Bayley. 

“É como se você estivesse em uma festa de família e um dos seus parentes fosse realmente irritante e estivesse mais do que um pouco bêbado, mas todos o aceitassem, mesmo que ele fosse rude”, disse Bayley.

O papagaio vai falar com os hóspedes quando eles se aproximarem do bar e vai parar quando eles pedirem uma bebida, ele disse. Brian não estava nesta viagem, mas está programado para ser entregue a tempo para a primeira viagem de receita do navio. 

Outra nova atração é a Royal Railway — Union Station. O local de jantar especializado oferece uma experiência de jantar dentro de um fac-símile de um vagão-restaurante ferroviário, completo com efeitos sonoros e um piso estrondoso enquanto telas que lembram janelas mostram o cenário passando rapidamente. Um consultor disse que ficou impressionado quando jantou no vagão com tema de faroeste, com itens de menu que incluíam costela e feijão. 

Marisel Aleman, vice-presidente da Cruise Elite em Ormond Beach, Flórida, disse que clientes, desde famílias até viajantes na faixa dos 70 anos, querem experimentar. 

Ela disse que ficou impressionada com a Utopia e que seria boa para famílias com crianças mais velhas. 

“Eles continuam colocando o melhor de cada um de seus navios nos produtos que estão lançando”, disse ela, acrescentando que o tobogã Ultimate Abyss, que gira e desce pela popa de muitos navios da classe Oasis, é mais longo e rápido no Utopia. Em termos de acomodações, disse Aleman, o Utopia oferece mais opções de cabines para atender famílias grandes.

O Utopia ainda é destinado a famílias intergeracionais, embora o produto se incline para um público mais jovem, mais voltado para festas e aqueles que buscam aquela sensação de fim de semana, disse Kara Wallace, diretora de marketing da Royal. O curto compromisso de um itinerário de três ou quatro dias torna o Utopia bem posicionado para celebrações como aniversários, viagens de meninas e formaturas. 

Ross Spalding, proprietário da Crown Cruise Vacations em Princeton, Nova Jersey, disse que o Utopia parece uma versão “mais nova e moderna” da classe Oasis, lançada há 15 anos. 

Mas mesmo que ele tenha dito que o Utopia parecia “um navio de fim de semana”, ele acrescentou: “Você não pode fazer tudo em três dias. Você vai ter que voltar.”

Artigos relacionados
DESTINOSLEVANTANDO ÂNCORAS

Temporada de cruzeiros avança no Porto do Recife com novos investimentos em infraestrutura e modernização de serviços

A temporada de cruzeiros 2025/2026 já está em andamento no Porto do Recife, que deverá receber até 28 mil turistas…
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC marca contagem regressiva de 12 meses para o lançamento do World Asia

A menos de um ano da estreia do MSC World Asia, o mais moderno navio da MSC Cruzeiros, que chegará para…
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC prorroga a Black Friday com descontos de até 40% em cruzeiros nacionais e internacionais

A MSC Cruzeiros anunciou ontem, 02 de dezembro, a prorrogação da Black Friday MSC, que agora segue até o dia…