LEVANTANDO ÂNCORAS

Porto de Lisboa cresce em número de passageiros e escalas no mês de junho

Em junho, o Porto de Lisboa registou um “crescimento significativo” no número de escalas e passageiros de cruzeiros, avança a Administração do Porto de Lisboa (APL), que indica crescimentos de 32% e 13%, respetivamente.

De acordo com o Porto de Lisboa, em junho, foram contabilizadas 33 escalas de navios de cruzeiro, o que traduz um aumento de 32% face às 25 escalas registadas em mês homólogo do ano passado.

No que diz respeito aos passageiros, o Porto de Lisboa recebeu um total de 60.922 passageiros em junho, o que representa uma subida de 13% ou 7.070 passageiros face aos 53.852 passageiros contabilizados no sexto mês de 2023.

“Os dados de junho e do primeiro semestre de 2024 revelam uma tendência positiva na atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa, destacando-se um mês de junho particularmente forte e uma tendência global na consolidação da atividade ao longo do semestre”, refere o comunicado divulgado pela infraestrutura portuária da capital portuguesa.

No acumulado do primeiro semestre, o Porto de Lisboa contabilizou um total de 154 escalas, o que representa um  aumento de 1% face ao mesmo período do ano passado, quando o Porto de Lisboa tinha recebido 153 escalas.

Nos primeiros seis meses de 2024, o Porto de Lisboa registou ainda um total de 272.187 passageiros, valor que, no entanto, traduz uma descida de 7% ou de 21.026 passageiros face ao mesmo período de 2023, quando o Porto de Lisboa tinha contabilizado 293.213.

O Porto de Lisboa diz que a descida do número de passageiros se observou essencialmente durante o primeiro trimestre do ano e explica a oscilação com a “diminuição do número de escalas do operador NCL, que alterou os itinerários dos seus navios para diversificar a oferta”.

Contudo, o número de passageiros voltou a subir no segundo trimestre, com a infraestrutura portuária a explicar que a partir de abril “verificou-se uma variação positiva”, registando-se mesmo um aumento de 1.480 passageiros de cruzeiros em Lisboa, o que traduz um aumento de 1%, enquanto o número de escalas aumentou 14%, com mais 16 escalas de navios de cruzeiro do que em igual período de 2023.

O Porto de Lisboa recorda ainda que, em 2023, a atividade de cruzeiros na capital portuguesa ultrapassou, pela primeira vez na sua história, a marca de 700 mil passageiros (758.328), o que representou um aumento de 54% em relação a 2022 e uma superação do anterior recorde de 2018, que foi de 577.603 passageiros.

Artigos relacionados
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC Cruzeiros anuncia comissão extra em reservas para grupos

A MSC Cruzeiros está com condições especiais para os agentes de viagens que realizarem reservas de grupos, em cruzeiros nacionais…
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC Cruzeiros lança Mês dos Minicruzeiros com parcelas menores que R$ 200,00

A MSC Cruzeiros lançou o Mês dos Minicruzeiros, com uma ampla seleção de roteiros pelo Brasil com até 30% de…
LEVANTANDO ÂNCORAS

Costa Cruzeiros lança mais uma “Volta ao Mundo” para 2026 com partida de Tóquio

A Costa Cruzeiros anunciou que vai disponibilizar um segundo itinerário de Volta ao Mundo para 2026, numa viagem de 66…