Reservas de última hora e a demanda crescente por cruzeiros no Reno e no Douro moldaram em grande parte as tendências dos cruzeiros fluviais na Europa neste verão.
E embora as viagens para a França, normalmente fortes nesta época do ano, tenham diminuído em julho e agosto como resultado das Olimpíadas de Verão em Paris, várias operadoras também disseram que há alta demanda pela França para o final deste ano e para o próximo.
As linhas de cruzeiro fluvial disseram que a demanda já estava forte se aproximando do verão. A Avalon Waterways e a Amadeus River Cruises estavam preparadas para uma temporada movimentada após aumentar a capacidade no ano passado em seus rios mais populares, como o Reno, o que se mostrou benéfico: a Avalon disse que tinha menos de 1% da capacidade disponível no Reno em 5 de julho.
Tauck também viu um aumento, dizendo que as vendas fluviais europeias estavam 13% acima do acumulado do ano de 2023 no final de julho.
“Estamos felizes em ver uma demanda tão alta por nossos cruzeiros fluviais europeus. Todas as regiões fluviais estão registrando reservas robustas”, disse Julia O’Brien, vice-presidente de marketing da Tauck.
A demanda contínua tem impulsionado um aumento nas reservas com pouca antecedência, às vezes de uma a seis semanas antes da partida.
Espaço, no entanto, é difícil de encontrar. Avalon e Tauck disseram que a maioria dos cruzeiros neste momento já estão bem vendidos, enquanto Amadeus disse que um número atipicamente alto de viajantes se juntou às suas listas de espera para viagens.
“Temos um negócio sólido de lista de espera; acho que fizemos um bom trabalho acomodando as pessoas e trabalhando ativamente na lista de espera. Mas isso é incomum”, disse Marcus Leskovar, vice-presidente executivo da Amadeus River Cruises.
Os fornecedores também estão vendo fortes reservas mais adiante. Os cruzeiros de mercado de Natal continuam robustos em todos os aspectos. E essa força vai além da Europa. A CEO da Uniworld River Cruises, Ellen Bettridge, disse que a linha viu um aumento acentuado na demanda por reservas de temporada intermediária na Índia e no Sudeste Asiático neste ano e em 2025.
O Reno tem sido, de longe, o favorito entre os passageiros de cruzeiros fluviais neste verão, com AmaWaterways, Amadeus, Avalon, Riverside Luxury Cruises e Uniworld identificando o rio como o mais vendido do verão.
Dizem que a popularidade do Reno é motivada pelo número de países que ele abrange — incluindo Holanda, Alemanha, França e Suíça — e pela alta concentração de castelos que pontilham as encostas do desfiladeiro do Reno.
“O Rio Reno é a escolha mais popular, e o itinerário romântico do Reno da Avalon esgota todos os anos”, disse Pam Hoffee, presidente da Avalon.
O Danúbio também é um dos mais vendidos neste verão e continua a se recuperar da queda vertiginosa que a demanda teve no início de 2022, quando a guerra Rússia-Ucrânia estourou. As reservas aumentaram no segundo trimestre do ano passado, e este ano os fornecedores dizem que as reservas retornaram de forma mais uniforme para o Alto e o Baixo Danúbio.
“Os itinerários do Danúbio estão tendo um forte retorno na demanda após alguma fraqueza nos últimos anos, contribuída pela proximidade do baixo Danúbio com a Ucrânia”, disse O’Brien.
O Rio Douro continua a ser popular para Tauck e AmaWaterways, cujo presidente e cofundador, Rudi Schreiner, disse que as vendas do Douro estão “fora de controle”.
“Portugal é muito popular agora”, disse Schreiner, acrescentando que o terceiro navio da linha com sede no Douro, o AmaSintra, está sendo construído e deve ser lançado no ano que vem.
As Olimpíadas, que começaram em Paris em 26 de julho, aumentaram a demanda por cruzeiros fluviais na França antes e depois dos Jogos, dizem os fornecedores.
A Avalon disse que uma pesquisa com hóspedes mostrou que a França será o principal destino nas listas dos viajantes em 2025. Para atender a essa demanda, a Avalon está adicionando 33% a mais de capacidade nos cinco rios em que navega na França, o que inclui duas novas hidrovias para a linha — Garonne e Dordogne — e seis novos cruzeiros em 2025.
O Rhone está recebendo um impulso pós-Olimpíadas, disse a CEO das Américas da Riverside Luxury Cruises, Jennifer Halboth.
“Estamos vendo menos demanda pelo Rhone este ano devido às Olimpíadas em Paris, mas uma demanda inicial muito forte pelo Rhone para 2025”, disse ela.