Após ter sido aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto de Pedras, o projeto de fechamento de trechos da rodovia AL 101 Norte, proposto pela construtora Podium e que pretendia construir empreendimento de luxo na região, começa a sair do papel.
A via centenária, caminho tradicional para as praias, está sendo bloqueada, obrigando veículos a desviarem o percurso para trechos atrás dos novos empreendimentos de luxo à beira-mar. A mudança, que já havia sido implementada em uma área da região do Patacho, agora se estende para as praias vizinhas.
“Esse é mais um exemplo de como o acesso público às nossas praias está sendo gradativamente restringido. A população está perdendo o direito de acessar livremente esses espaços naturais, que são parte de nossa herança cultural e ambiental”, afirmou o vereador Caio Borghetti, que desde o início do projeto, em 2022, alertava para a execução da obra.
Com o fechamento da AL-101 Norte e a reconfiguração da estrada para contornar os empreendimentos, cresce a preocupação de que mais trechos da costa possam seguir o mesmo destino, limitando ainda mais o acesso da população às praias.
Foto: Reprodução