
O Departamento e Economia e Turismo (DET) do Dubai infirmou que o país recebeu 9,31 milhões de turistas nos primeiros seis meses de 2024, representando um crescimento de 9% em comparação aos 8,55 milhões do período homólogo de 2023,.
Depois de ter atingido o recorde de 17,15 milhões de dormidas em 2023, o Sheik Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro do Dubai e presidente do Conselho Executivo do Dubai, refere que “o forte crescimento do turismo alcançado pelo Dubai no primeiro semestre de 2024 é a prova da capacidade da cidade para promover parcerias público-privadas produtivas e construir extensas redes globais de colaboração”.
Ainda segundo o responsável, “a cada ano que passa, o Dubai continua a consolidar o seu estatuto de líder no panorama do turismo mundial e a ganhar popularidade como destino internacional”, assinalando que é objetivo “manter esta trajetória de sucesso e em aumentar a contribuição do setor do turismo para o PIB do Dubai” e ao continuar a desenvolver as infraestruturas e a prestar serviços excecionais aos visitantes, “pretendemos estabelecer novas referências e recordes em 2024”.
De resto, os responsáveis salientam que o aumento do número de visitantes internacionais durante o primeiro semestre de 2024, é “o resultado de estratégias estabelecidas em pilares-chave do turismo, criadas e implementadas em parceria com as partes interessadas dos setores público e privado”.
Nos seis meses de 2024, os mercados de proximidade do Dubai (Gulf Cooperation Council – GCC – e Médio Oriente e Norte da África) foram responsáveis por 26% do total dos visitantes, ou seja, 1,27 milhões (14%) e 1,09 milhões (12%), respetivamente. Da Europa Ocidental, por sua vez, viajaram 20% de turista, representando 1,89 milhões. O sul da Ásia, com 1,62 milhões (17%), e a Comunidade de Estados Independentes (CEI) e Europa de Leste, com 1,37 milhões de turistas, são outros dos mercados relevantes.