A beleza das Cataratas do Iguaçu e a imensidão da Itaipu Binacional foram alguns dos destaques da viagem de familiarização (famtour) com sete operadores de turismo do Peru e México, entre os dias 4 e 8 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O grupo conheceu as belezas naturais da região e viveu várias experiências culturais e gastronômicas. Organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, a famtour permite que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seus países.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa é uma oportunidade de ampliar a conexão entre as empresas de turismo brasileiras e estrangeiras para aumentar a comercialização de pacotes de viagem no exterior com destino ao Brasil.
“O Brasil é um destino encantador e que atrai os mais variados públicos. Mexicanos querem viver experiências com muita natureza, ecoturismo e aventura, enquanto os peruanos querem aproveitar sol e praia. Mostrar aos operadores estrangeiros o nosso potencial é uma forma de despertar neles a vontade de levar o Brasil para fora. Atraindo mais turistas, vamos gerar emprego e renda para o povo brasileiro”, destaca Freixo.
Três operadores do Peru e quatro do México aproveitaram as Cataratas, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, e mergulharam na riquíssima cultura, gastronomia e natureza do Paraná. Dentre as experiências vividas pelo grupo estão o Marco das Três Fronteiras, visita à Casa de Artesanatos Três Fronteiras, passeio de catamarã com jantar a bordo, city tour em Foz do Iguaçu e passeio de helicóptero.
“Estamos muito agradecidos com a Embratur por ter nos convidado para essa famtour. Creio que será uma grande ação de trabalho para ver como podemos, cada vez mais, vender melhor o Brasil para todo o mundo”, afirmou o operador mexicano José Francisco Trauwitz Echeguren, que atua pela empresa Pe-Tra.
O impacto das viagens de familiarização também reflete no aumento de turistas internacionais no Brasil. Só no primeiro semestre de 2024, 61.214 viajantes peruanos desembarcaram no país, 29,40% a mais que no mesmo período do ano passado (43.217). Em busca de natureza, ecoturismo e aventura, 45.444 mexicanos também visitaram os destinos brasileiros no primeiro semestre de 2024, 19,60% a mais que o registrado no mesmo período de 2023 (36.535 turistas).