Mais de 10 mil pessoas estarão presentes nos 16 eventos promovidos em Alagoas, apenas no mês de agosto. Entre congressos, feiras, seminários e encontros, quatro convenções de operadoras de turismo acontecerão no Estado: A convenção da Viagem Promo, que ocorreu no início do mês e reuniu mais de 400 agentes de viagens em Maceió; a 10ª edição do B2meet FRT, da FRT operadora, o Workshop Brasil Diversa e a 3ª edição do Entur Summit, que vai reunir mais de 1.300 profissionais do agenciamento de viagens. No final deste mês acontece, também, o Festival de Turismo de Alagoas.
Para o presidente do Maceió Convention Bureau, Milton Vasconcelos, é de grande importância que as operadoras realizem suas convenções no Estado, tendo em vista que esta é a possibilidade dos agentes de viagens conhecerem in loco o que Alagoas tem para oferecer. “Somos entusiastas de eventos como as convenções, porque sabemos como conhecer pessoalmente o destino muda o olhar dos agentes de viagens, e contribui para que eles vendam Alagoas com mais facilidade”.
Milton Vasconcelos destaca ainda o trabalho desenvolvido pelo Maceió Convention na atração de eventos, e como o turismo corporativo é importante para um destino. “O turismo de negócio, que é aquele onde as pessoas vem ao destino a trabalho ou a estudo, move a cadeia turística de um lugar. Aqui em Alagoas, que é um destino ainda visto como de sol e mar, os eventos nessa época do ano, de baixa temporada, são fundamentais, por isso o Maceió Convention age, junto ao poder público, para atrair cada vez mais eventos para nosso Estado”.
O Governo do Estado tem trabalhado, por meio da Secretaria de Turismo, para trazer, cada vez mais, os eventos de turismo para o Estado. Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a consolidação de Alagoas como um destino corporativo causa um impacto positivo na economia local, ainda mais expressivo quando se trata da captação de eventos do setor turístico, a exemplo dos que estão sendo realizados no mês de agosto: VP Experience, Meet FRT, Whorkshop Diversa e o Festur.
“Temos diversas vantagens, como um Centro de Convenções centralizado e a poucos minutos da orla urbana da capital, onde está localizada a maior parte da rede hoteleira. Fomentar este nicho de mercado também impulsiona o turismo como uma ferramenta de transformação social no nosso estado, já que pode gerar cada vez mais emprego e renda para os nossos cidadãos. Por intermédio do Governo de Alagoas, traçamos planos para consolidar nosso destino cada vez mais neste cenário corporativo e de eventos em geral, inclusive esportivos. Investimos em promoção demonstrando como a nossa infraestrutura é diferenciada e como nós, alagoanos, estamos prontos para recepcionar pessoas do mundo inteiro que queiram unir o trabalho ao lazer. Importante frisar que esses eventos foram captados pela Setur, durante a participação da Secretaria nas feiras do setor. Todas estas inseridas no calendário tradicional para promoção do destino”, explicou a secretária de Estado.
Para Renato Kido, diretor geral da Viagens Promo, foi um momento muito enriquecedor para todos os participantes. “Primeiramente, obrigado Alagoas por nos receber. Trouxemos cerca de 400 agentes de viagens, os melhores da Viagens Promo, para uma experiência incrível por aqui. Foi uma oportunidade de conhecer as belas praias do estado, sua cultura e todas as riquezas. Foram dias de pura imersão. Falamos com fornecedores, conhecemos hotéis, realmente uma experiência única”, completou Renato Kido.