A LATAM retomou em latam.com e demais canais a venda de passagens aéreas para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). As vendas estavam suspensas desde 14 de maio, após as fortes enchentes na capital gaúcha. Nesse período, a companhia operou uma malha aérea emergencial em suporte ao estado, redirecionando os voos para os aeroportos de Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Florianópolis (SC), Jaguaruna (SC), Navegantes (SC), Chapecó (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR), além de ter iniciado operações inéditas na Base Aérea de Canoas (RS) e no aeroporto de Pelotas (RS).
Agora, a partir de 21 de outubro, a LATAM vai operar 10 voos diários entre o aeroporto Salgado Filho e outros 3 destinos no Brasil. A oferta aumenta a partir de 27 de outubro, com 15 a 17 voos diários para 5 destinos domésticos. A retomada de 100% dos voos na capital gaúcha será realizada a partir de 16 de dezembro, segundo a concessionária Fraport, quando a LATAM passará a oferecer 20 a 22 voos diários para 5 destinos domésticos. Antes das enchentes, a LATAM operava 23 voos diários entre Porto Alegre e 8 destinos no Brasil.
Com a retomada dos voos em Porto Alegre, a operação extraordinária na Base Aérea de Canoas (RS) será encerrada a partir de 21 de outubro. Todos os passageiros que compraram passagens de/para a base militar para voos a partir desta data serão reacomodados nos voos já programados de/para Porto Alegre.
Com relação à sua operação internacional, a LATAM planeja retomar os voos Porto Alegre-Lima e Porto Alegre-Santiago a partir de janeiro.
LATAM E A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Em 27 de maio, a LATAM se tornou a primeira companhia aérea a operar voos comerciais de passageiros na Base Aérea de Canoas. O marco refletiu os esforços da companhia para manter Porto Alegre e região metropolitana conectadas ao restante do Brasil após as enchentes na região.
Na frente de solidariedade, o programa Avião Solidário da LATAM já transportou gratuitamente para o Rio Grande do Sul 207 toneladas de doações (alimentos, itens de higiene pessoal, água, roupas, cobertores, tendas, abrigos e demais itens de primeira necessidade) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários, socorristas e militares) desde 4 de maio de 2024.
Adicionalmente, a LATAM também tem atuado no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC, Governo do Estado de Santa Catarina e Fraport.
Com mais de 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou no Brasil o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 826 toneladas de carga para ajuda humanitária, incluindo 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.