Destaques

Atividades turísticas crescem 3,4% em junho e impulsionam a economia do país

O turismo brasileiro fechou o mês de junho com um crescimento de 3,4% no índice de atividades turísticas em relação ao mês anterior. Com esse resultado, o segmento atingiu um patamar 7,7% acima do período pré-pandemia, indicando uma melhoria no setor no país.

Regionalmente, muitos estados acompanharam esse movimento de expansão observado na atividade turística nacional. As contribuições positivas mais relevantes foram do Rio Grande do Sul (8,5%) e do Rio de Janeiro (8,2%), seguidos por Bahia (5,5%), São Paulo (4,0%) e Minas Gerais (1,6%).

“Temos trabalhado para fazer do turismo um setor primordial na economia do país, e os dados cada vez mais apontam que estamos no caminho certo. As estratégias de estímulo a viagens, promoção de novos destinos e ampliação da conectividade aérea têm sido fundamentais para acelerar esses índices, e estamos certos de que no segundo semestre teremos ainda mais a comemorar,” destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na comparação de junho de 2024 com o mesmo mês de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil também subiu. De acordo com o levantamento, o acréscimo foi de 3,9% de um ano para o outro. Com isso, o primeiro semestre de 2024 fechou 1,3% à frente em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em junho de 2024, o acumulado de transporte de passageiros no Brasil registrou um aumento de 6,2% em relação ao mês de maio. Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 1,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista pode visitar um local intermediário antes de seguir para o destino final.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite que correntistas do Banco do Brasil tenham acesso a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também abrange o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa visa incentivar estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.

Artigos relacionados
Destaques

Instituto GOL celebra mais de uma década de parceria com a Amigos do Bem com visita ao projeto no sertão

O Instituto GOL, responsável pela inclusão social e desenvolvimento socioeconômico da GOL Linhas Aéreas, celebrou mais de uma década de…
Destaques

Serviço ferroviário da Brightline na Flórida agora está nos GDSs

A Brightline fez uma parceria com a AccessRail, permitindo que o serviço ferroviário da Flórida apareça em GDSs pela primeira…
Destaques

Parque Olímpico do Rio de Janeiro terá o maior complexo de entretenimento da América Latina

O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra, vai receber um megacomplexo de entretenimento com direito a parque…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :