Infância marcada
Mensalmente dezenas de crianças são levadas para realização de exames periciais nas sedes do Instituto Médico Legal, em Alagoas. O trauma que estas crianças enfrentam é uma marca para o resto da vida. Os profissionais que trabalham no IML, tocados nesta situação iniciaram há muito tempo um ato de amor para estas crianças, principalmente no momento dos exames e para isso criaram um espaço para estas vítimas da monstruosidade humana.
Campanha
O trabalho é para dar um atendimento a crianças vítimas de violência física e sexual. Para isto, o Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima em Maceió está promovendo a segunda edição em 2024 da campanha “Faça uma criança feliz”. A iniciativa busca humanizar o atendimento e proporcionar um ambiente mais acolhedor e terapêutico para as jovens vítimas.
Brinquedoteca
A campanha busca fomentar a Brinquedoteca do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps) do IML, onde crianças vítimas de violência encontram um espaço seguro, acolhedor e estimulante para realização de exames na unidade. Através da técnica ludoterápica, com uso de brinquedos, jogos e atividades lúdicas, a equipe do IML prepara essa criança, buscando amenizar o sofrimento, facilitar a recuperação emocional, contribuindo na superação de traumas.
Municípios
Sonaly Freire, assistente social do Naps, explicou que a unidade é responsável por atender crianças encaminhadas por delegacias da Capital e de outros 49 municípios que compõem a área de cobertura do órgão. Na oportunidade, os integrantes do Naps executam um atendimento humanizado preparando essas crianças para exames de lesão corporal que podem identificar crimes como estupro de vulnerável.
Doações
Felipe Porciuncula, perito médico legista chefe especial do IML de Maceió, destacou a importância das vítimas serem atendidas pela equipe plantonista, de maneira menos traumática. Para ele, a iniciativa da campanha de arrecadar brinquedos é também uma forma fundamental da comunidade e garantir que todas as crianças tenham acesso a recursos que possam ajudar na sua recuperação e bem-estar.
Como doar
Interessados em contribuir com a campanha podem fazer suas doações na sede do Instituto Médico Legal, localizado na Avenida Luiz Avelino Pereira, no bairro do Tabuleiro do Martins. Outro ponto de arrecadação é a sede da Polícia Científica que fica na rua do Sol, no Centro de Maceió, em ambos locais basta entregar os brinquedos na recepção informando ser para o Núcleo de Apoio Psicossocial.
Oropouche em Palmeira
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, realizou ontem uma ação de monitoramento e prevenção da febre do Oropouche no município, nos locais onde os casos foram registrados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que segue monitorando a quantidade de casos da febre do Oropouche registrados em Alagoas.
Patrimônio vivo de Alagoas
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), divulgou, nesta segunda-feira (12), os nomes dos três novos mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas. O resultado final do edital de seleção para registro está disponível na edição do Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme o Decreto 86.100 de 9 de janeiro de 2023, os contemplados para ocupar as vagas foram o mestre do folguedo, Geraldo José da Silva, o artesão Rubério de Oliveira Fontes e a artesã Sônia Maria de Lucena.