Aeroporto Internacional de Portland, no Oregon, inaugurou a primeira fase do seu novo terminal principal. O terminal de US$ 2,15 bilhões conta com novas áreas de check-in, áreas de triagem de segurança da TSA mais amplas com novos equipamentos e espaços públicos maiores — incluindo uma área de pré-segurança com assentos de estádio.
Onze novas lojas e restaurantes — todos de marcas locais — foram inaugurados, com mais três previstos para este outono.
O terminal foi projetado como uma homenagem ao ambiente do noroeste do Pacífico. Seu telhado de madeira, proveniente de produtores locais e regionais, é pontuado por 49 claraboias, que oferecem luz natural para algumas das mais de 5.000 plantas vivas do aeroporto, incluindo árvores de tamanho normal.
Sharron van der Meulen, sócia-gerente do escritório de arquitetura ZGF, disse que o terminal foi projetado para reduzir o estresse da viagem.
“Os viajantes são imediatamente recebidos com vistas amplas do campo de aviação, luz natural abundante e paisagens interiores exuberantes que criam uma sensação de admiração e prazer e evocam uma caminhada por uma floresta do noroeste do Pacífico”, disse ela.
A construção do terminal de Portland, com um milhão de pés quadrados, começou em 2021; 56.000 pés quadrados do edifício foram inaugurados na quarta-feira.
A fase final do projeto está programada para inauguração no início de 2026. Incluirá 10 restaurantes e lojas adicionais; novos lounges de companhias aéreas; áreas de espera para passageiros que chegam; e novas escadas rolantes, elevadores e banheiros.
Desde 2020, o Aeroporto de Portland também expandiu seu Saguão E, abriu um novo Saguão B e inaugurou um centro de aluguel de carros.