BLOG DO MOZART LUNA

Eleitores analisam opinião de profissionais jornalistas, sobre perfil politico dos candidatos para tomar decisão. 1/3 dos prefeitos mudaram de partido para ir para reeleição. Veja ainda que são piores e os melhores partidos escolhidos pelos candidatos a prefeito este ano.

Formadores de opinião

A propaganda nas redes sociais atinge um grande público, contudo, para os analistas políticos, os eleitores gostam de tomar uma posição, com relação a um candidato, ouvindo antes a opinião e as informação de profissionais de jornalistas, que acompanham a vida dos políticos. E principalmente as notícias veiculadas por empresas de comunicação que fazem a cobertura do pleito.  A opinião dos profissionais jornalistas, continua valendo e não dos chamados “influenciadores”, ou da imagem postadas pelos sociais mídias.  

1/3 dos prefeitos mudaram de partido

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que mais de 1/3 dos prefeitos que estão disputando a reeleição mudaram de partidos. A entidade ouviu 80% dos gestores que podem se reeleger nas prefeituras brasileiras (2.753 dos 3.450) e 34% informaram a mudança de partido visando às eleições.

Redes sociais: campo de batalha

Já quanto ao comportamento na campanha eleitoral, a CNM questionou o que traz melhores resultados na disputa municipal, na avaliação dos gestores (que puderam escolher mais de uma opção). Entre os que responderam, 83% apontaram ações em redes sociais particulares, 74,3% deles disseram apoio político de autoridades estaduais e federais e 71,8% listaram contato direto (corpo a corpo) na campanha. 

Prefeitos na reeleição são favoritos

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, sinalizou que a mudança de partido pode garantir a eleição de novos prefeitos, inclusive recrutados da iniciativa privada, mas isso pode impactar nas políticas públicas. “Desde 2000, primeiro ano de reeleição de prefeitos no Brasil, 62% dos que buscaram o segundo mandato conseguiram se reeleger. O melhor resultado foi em 2020, com 64% de prefeitos reeleitos; e a pior taxa foi em 2016 (49%), quando o país vivia profunda crise econômica e política”, mostrou.

7,8% desistiram da reeleição

Mais de 4,5 mil prefeitos responderam à pesquisa, mas a CNM realizou um recorte incluindo apenas aqueles que podem se reeleger. Desses, 88% pretendem concorrer ao pleito e apenas 7,8% não participarão das próximas eleições por diversos motivos, principalmente falta de interesse.

Centro-oeste tem 91% para reeleição

 A região com maior possibilidade de reeleição é o Centro-Oeste, em que 91% responderam que vão concorrer. Na região Norte, 98% vão concorrer. A região Sul apresentou o menor número de intenção, só 80%, quase 20% a menos em relação a Norte e Centro-Oeste. O Estado do Rio Grande do Sul é o com o menor percentual de prefeitos que decidiram se candidatar.

PSD foi quem mais ganhou


Uma questão interessante entre os candidatos que pretendem concorrer à reeleição, é que 58,7% estão filiados a quatro partidos políticos. A maioria dos prefeitos que declararam ter trocado de partido em busca da reeleição em 2024 escolheu migrar para o PSD. Com 189 ingressos e 63 partidas, o partido ficou com saldo positivo de 126. Em seguida, vem o MDB (+53), o Republicanos (+40), o União (+30), o PT (+19) e o PL (+13). 

Os piores partidos

O pior saldo, ainda considerando esse grupo de prefeitos, ficou com o PRD (-63). À pesquisa, apenas 14 prefeitos afirmaram que trocaram sua filiação pelo partido, enquanto 77 deixaram o PRD (originário da fusão do Patriota com o PTB) e irão concorrer por outras siglas. Em seguida, os piores desempenhos foram registrados para o PSDB (-61), o PDT (-42), o PODE (-42), o Cidadania (-39) e o Solidariedade (-37). “O governo do Estado tem muito mais influência nos partidos que a União. Em Estados onde o governador atua direta ou indiretamente, o partido cresce”, comentou.

União houve debandada


Vale pontuar que, em números absolutos, o União foi o partido com maior debandada de prefeitos aptos à reeleição, perdendo 86. No entanto, como outros 116 ingressaram na sigla, o saldo foi positivo (+30). 

Partidos com mais candidatos à reeleição

Já considerando as migrações partidárias, quatro partidos possuem 58,7% dos prefeitos que vão concorrer à reeleição e que responderam à pesquisa. São eles: PSD (20,4%), MDB (15,1%), PP (12,1%) e União (11,1%). De acordo com os prefeitos entrevistados pela CNM, 2.443 (88,7%) informaram que pretendem concorrer à reeleição, enquanto 214 (7,8%) disseram que não têm a pretensão de disputar o pleito; 68 (2,5%) estão indecisos e  28 (1,0%) não responderam.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

As eleições para presidências nas Câmaras Municipais. Penedo tem renovação de 60% dos vereadores e bancada de oposição tem nomes novos. Também em Delmiro, eleitores renovaram os vereadores e Arapiraca veteranos experientes voltam à Casa Herbene Melo.

Câmaras de Vereadores Passadas as eleições municipais, chega a vez das articulações para eleger as mesas diretoras das Casas Legislativas…
BLOG DO MOZART LUNA

PM e Prefeitura vão realizar operação Legalidade em Arapiraca, contra a perturbação do sossego. Tapera realiza ações de prevenção a meningite. São Miguel dos Campos melhora mobilidade urbana. Cresce produção de arroz em Alagoas

Combate à perturbação ao sossego O Comandante do 3 º BPM de Arapiraca, Coronel Nilton Rocha Júnior, em parceria com…
BLOG DO MOZART LUNASem categoria

Contrato milionário para shows em Colônia de Leopoldina. Municípios é um dos mais pobres do Brasil com renda per capita de R$ 6,95. Alagoana disputa título de "Miss Brasil Europa".

Colônia de Leopoldina :Contrato milionário A Prefeitura de Colônia Leopoldina fez um contrato milionário com uma produtora de eventos. O…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :