Redução da violência
Mais uma vez Alagoas apresentou uma redução de 9,27% no número de crimes violentos letais intencionais no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2023, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (19), pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, e pela cúpula da Segurança Pública do Estado.
Redução de 54,8% dos homicídios
Os dados, de janeiro a julho deste ano, foram registrados 607 crimes violentos letais — o melhor resultado acumulado da série histórica, iniciada em 2012. Naquele ano, Alagoas havia registrado 1.343 homicídios. Comparando os dois períodos, a redução deste ano atingiu 54,8%. Em números absolutos, foram 736 vidas salvas ante os números do acumulado entre janeiro e julho de 2012.
Crimes violentos caem 33,3%
Em julho, o Estado registrou 56 crimes violentos letais intencionais, uma queda de 33,3% ante julho do ano passado. São consideradas mortes violentas intencionais homicídio doloso; feminicídio; latrocínio (roubo seguido de morte); lesão corporal seguida de morte; e mortes decorrentes de intervenção policial (em serviço e fora dele).
Maceió e Arapiraca
Na capital, o número de crimes letais recuou 20% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, saindo de 25 mortes para 20 entre um mês e outro. Em Arapiraca, maior município do interior do estado, o número de homicídios recuou de 7 em julho de 2023, para 2 em julho deste ano, uma retração de 71,4%.
PM assessoria parlamentar
Os capitães da Polícia Militar de Alagoas Antônio Augusto Moreira e Igor Sarmento concluíram na última sexta-feira (16), a 5ª edição do Curso Nacional de Assessoria Parlamentar, realizado na cidade de Brasília. A solenidade de encerramento contou com mais de cem alunos, oriundos de todas as Polícias Militares do Brasil, após duas semanas de instruções em período integral.
Disciplinas
Durante o curso, foram ministradas aulas próprias de assessoria parlamentar, legislação e orçamento para a segurança pública, além de disciplinas complementares como geopolítica, relações internacionais entre diferentes polícias, interface com os tribunais superiores, entre outras.
Polícia Militar capacitados
De acordo com o coordenador do curso, major da Polícia Militar de Goiás, William Miller, com os conhecimentos adquiridos, os militares retornam a seus estados para colocar em prática os ensinamentos. “Com o encerramento desta turma, esperamos que todos os conhecimentos sejam distribuídos pelas polícias do Brasil, concretizando a integração e a representação institucional das corporações na capital da República, fortalecendo o trabalho em prol das instituições e de seus efetivos”, destacou.
Campanha eleitoral em Delmiro
A agitação da campanha eleitoral em Delmiro Gouveia, a maior cidade do alto Sertão de Alagoas, agitou as ruas, mas foi sentida a falta dos integrantes da oposição, que não apareceram. A ausência chamou a atenção dos eleitores que não viram o principal adversário do atual prefeito Ziane Costa, que seria o ex-prefeito Padre Eraldo Cordeiro que está na disputa sob judicie enquanto o TSE julga sua inelegibilidade.
Vereadores opositores
Já os vereadores como Wendel Emiliano e Everton Rocha, que estão em mandato, têm conduzido suas campanhas de forma independente, sem se associar diretamente ao candidato a prefeito. A ausência da imagem de Padre Eraldo nos materiais de campanha desses vereadores indica uma possível fragmentação dentro do grupo de oposição, com cada candidato focando em suas próprias estratégias eleitorais, inclusive deixando de lado até as cores do partido.
Desunião no grupo do PT?
A situação atual suscita dúvidas sobre o futuro da campanha do Padre Eraldo do PT em Delmiro Gouveia. Será que a falta de eventos e a aparente desunião interna comprometerão as chances de sucesso nas eleições? Aguardamos os próximos passos para entender como esses desafios serão enfrentados e se haverá uma reviravolta na condução da campanha.