
O Estado de São Paulo é hoje o destino mais “pet friendly” do Brasil, com 110 meios de hospedagem e 150 atrativos turísticos em 60 municípios paulistas incorporados à segunda edição do Guia Estado de São Paulo Destino Pet Friendly, que foi lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) no município de Socorro,.
A publicação inclui curiosidades como um templo budista pet friendly, em Cabreúva; o Parque de Aventura Manjolinho, em Socorro, com atividades radicais como raftings para humanos e pets, além quadriciclos para ambos; além de hospedagens como a Pousada Águas do Vale, em Atibaia, para famílias “híbridas”, com acomodações adaptadas e atrações compartilhadas, como cachoeiras e um lago natural, além de 33 km de trilhas.
O lançamento do guia virtual inaugurou uma série de eventos de promoção do segmento “pet friendly”, como na Região Turística Circuito das Águas Paulista, uma das mais amigáveis aos animais de estimação em todo o Estado de São Paulo. As atividades incluem capacitação e apoio de crédito a empreendedores do segmento, além da visita a pontos turísticos incluídos no guia, como o monumento da Fontana di Trevi, em Serra Negra; e trilhas tradicionais do município de Socorro, nos dias 24 e 25 de agosto (programação abaixo).
A busca online por meios de hospedagem e atrações pet friendly triplicou após a pandemia, segundo o maior site de buscas do Brasil, o Google. Estima-se que existam 167,6 milhões de pets no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, e que os serviços para pets movimentem mais de R$ 42 bilhões no país.
O guia foi elaborado a partir de respostas cadastradas pelos próprios empreendimentos que aceitam pets ou oferecem serviços para animais de estimação. A curadoria da Setur-SP estabeleceu critérios mínimos para integrar a publicação, como possuir área ou serviço para os animais e site para a consulta dos atrativos. Confira a programação Pet Friendly na Região Turística Circuito das Águas Paulista: