A Embratur participou do Encontro Internacional Comunidade Gastromotiva, cujo tema abordou “A cozinha como pólo transformador de territórios”. A iniciativa na Lapa, no Rio de Janeiro, ocorreu em paralelo aos eventos do G20 na capital carioca e promoveu intercâmbio entre lideranças comunitárias e empreendedores sociais do Brasil e do México. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, esteve presente e defendeu o turismo como poderosa ferramenta para o desenvolvimento sustentável do país.
Além de debater a transformação social por meio da gastronomia, o evento tratou sobre ações de impacto com o objetivo de combater a insegurança alimentar. “Quando falo de turismo, falo de transformação. O mesmo vale para a gastronomia. O turismo é geração de emprego e renda para pensar o futuro de uma maneira responsável e sustentável. Fizemos um debate muito importante sobre o combate à fome, a produção de alimento, a gastronomia sustentável e o turismo é parte disso”, afirmou Freixo.
Para o gestor de projetos e eventos da Gastromotiva, Antônio Luis Ribeiro, o Encontro cumpriu seu papel de transformador social. “Trouxemos temas sobre políticas públicas, desenvolvimento humano, geração de renda para toda essa rede de cozinhas, cozinheiros, lideranças comunitárias e empreendedores sociais. Encerramos com esse grande momento, esse fórum enriquecedor, com vários parceiros que são essenciais para esse pólo transformador de territórios”, avaliou.
Com mediação do produtor, roteirista e apresentador, Fabio Porchat, além de Freixo e do fundador da Gastromotiva, David Hertz, participaram do encontro a fundadora da Associação Saúde Criança (ASC), Vera Cordeiro; a atual “melhor chef do mundo” e co-proprietária dos estabelecimentos “A Casa do Porco”, Bar da Dona Onça, da lanchonete Hot Pork, Janaina Torres; e o fundador do jornal Voz das Comunidades, Rene Silva.
Parceria
No ano passado, a Embratur assinou um acordo de cooperação técnica com a ONG Gastromotiva para a promoção do turismo por meio da gastronomia social. A organização, liderada pelo chefe de cozinha David Hertz, oferece gratuitamente formação profissional na área de produção alimentar, e tem atraído chefs renomados de diversos países, que trocam experiência e conhecimento na cozinha da Gastromotiva.
Os frutos da parceria, oficializada durante a 50ª edição da ABAV Expo, já começam a ser colhidos em 2024. A Gastromotiva participou de duas das maiores feiras de turismo do mundo: a Feira da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e da ITB Berlin, na Alemanha. Nas duas ocasiões, os representantes da Gastromotiva serviram quase 1.000 amostras de refeições de comida genuinamente brasileira, para grandes executivos do turismo e o público geral da feira. As degustações foram preparadas com os pilares da organização: produção e consumo sustentável, aproveitando integralmente os alimentos, e servidas em embalagens recicláveis.